Prefeitura oferece curso gratuito de Bombeiro Profissional Civil

O ano está quase terminando, mas a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), da Prefeitura do Rio, ainda tem oportunidade para quem quer começar 2020 numa nova profissão. De sexta (22/11) até segunda-feira (25/11), estarão abertas inscrições para o curso gratuito de Bombeiro Profissional Civil. São 76 vagas e as inscrições poderão ser realizadas na SMDEI (Av. Afonso Cavalcanti, 455/9° andar – Prédio Anexo – Cidade Nova), das 10h às 15h, na Sala da Caravana do Emprego.

É obrigatório que o candidato apresente identidade, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência, certificado de reservista, uma foto 3×4 e atestado médico. Sobre o atestado médico, vale ressaltar que é indispensável para a inscrição. E nele o médico deve atestar que o candidato foi examinado e que possui as condições físicas plenas para ser considerado apto a realizar esforços físicos que permitam o exercício das atividades pertinentes à profissão de Bombeiro Civil.

O curso vai ter início segunda-feira, 09/12, no bairro do Jardim América, e será dividido em dois módulos, totalizando 80 horas de aulas presenciais. Ou seja, o curso será ministrado em cerca de dois meses e meio.

Funções do bombeiro civil

O bombeiro civil é o profissional que protege pessoas e patrimônios contra riscos de incêndios, vazamentos e outros acidentes. Além disso, ele é responsável pela inspeção e realização de testes em equipamentos de segurança, e pelo treinamento de equipes e brigadas que atuam em situações de emergência. Também realiza salvamentos em terra, na água, em altura e presta primeiros socorros. Em determinadas situações, é o responsável por controlar a ocorrência até a chegada da força militar, como os bombeiros ou a polícia. E poderá atuar em diversos locais, como conjuntos residenciais, hotéis, empresas, indústrias, faculdades, lojas, shopping centers e agências bancárias.

Foto: Pixabay

EDITORIAS