Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Os benefícios de um bom sono

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Uma boa noite de sono traz muitos benefícios e evita diversos distúrbios e doenças, tais como psicológicas ou cardiovasculares, além de melhorar a nossa disposição, pele, humor, produtividade e sensação de bem-estar.

O sono é fundamental para atividades como a fixação da memória, a liberação do hormônio do crescimento, a recuperação muscular durante o estágio profundo, a metabolização de emoções e também de radicais livres.

Com isso, quem consegue ter uma boa noite de sono, contribui até para o processo de aceleração do emagrecimento.

As pessoas que dormem pouco apresentam mais tendência a engordar porque elas têm menos hormônio que tira o apetite e tem uma preferência maior pelos carboidratos.  Estudos com pessoas privadas de sono mostram que o vigor físico, a resistência a doenças, a atenção, a coordenação motora e muitas outras atividades são seriamente prejudicadas quando não se dorme.

A insônia é um problema que afeta 40% dos brasileiros, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Um dos distúrbios mais comuns do sono, a insônia pode ser caracterizada tanto pela dificuldade de iniciar o sono como de mantê-lo ou mesmo a percepção de que o sono não foi reparador.

A maioria dos insones sente fadiga, se cansa facilmente, tem ardência nos olhos, irritabilidade, ansiedade, fobias, incapacidade de concentrar-se, dificuldades de atenção e memória. Por isso mantenha uma rotina de sono e respeite onde você escolhe dormir, pois estímulos visuais e de acústica pioram a qualidade do sono.

 

Mariana Zau, clínica médica, nutrologia, ortomolecular e medicina estética

@dramarianazau

21-98016-5259

[email protected]

pt Português
X
Open chat