Teatro, exposições e história no Espaço Cultural Correios Niterói

O Espaço Cultural Correios Niterói funciona nas dependências do Palácio dos Correios, na Avenida Visconde do Rio Branco, 481, no Centro, em frente à estação das barcas. Foi criado no dia 14 de novembro de 2014, data do centenário do prédio. A inauguração foi marcada pela exposição ‘Djanira – cronista de ritos, pintora de costumes’, com a exibição de 120 obras da artista. O Espaço funciona de segunda-feira a sábado, das 11h às18h, exceto feriados,com entrada franca.

No primeiro pavimento do prédio, o Espaço Cultural dispõe de duas salas de exposição e uma sala para oficinas. No segundo pavimento há mais quatro salas de exposição, a sala histórica e um auditório que possibilita a realização de eventos de música, humanidades, audiovisual e seminários.

Além das peças teatrais e exposições, visitar o próprio prédio é uma atração por si só. As plantas do prédio são datadas de 1910, do arquiteto italiano Antônio Vannine. Em 14 de novembro de 1914 o prédio foi inaugurado. A imponência da construção, a altura do prédio comparada a dos imóveis do entorno e sua exuberância arquitetônica deu-lhe o título de Palácio dos Correios.

Em uma das salas, localizada no segundo pavimento, o visitante pode apreciar as características originais do interior do prédio. Nessa sala histórica estão expostas duas plantas arquitetônicas, vários ladrilhos hidráulicos cujos modelos são encontrados nos pisos de circulação interna, alguns adornos da fachada e um conjunto de forma que produziram as escamas de cobre das cúpulas das torres do Palácio.

pt Português
X
EDITORIAS