Mitos e verdades sobre os cabelos

de Janny Mota

Nessa minha segunda coluna, resolvi tirar algumas dúvidas da maioria das mulheres sobre mitos e verdades dos cabelos. Recebo várias mensagens perguntando o que podem ou não fazer para deixar os cabelos sempre bonitos. Confira as dicas e, caso você tenha mais alguma dúvida, basta me mandar uma mensagem, que respondo em uma próxima coluna:

• Dormir com os cabelos molhados danifica os fios?
Verdade. O cabelo molhado fica mais frágil. Por isso deitar logo após lavar a cabeça deixa o cabelo mais propenso a queda. Se você pertence ao time, que ama lavar a cabeça antes de dormir, a dica é: tire o excesso da água e deixe-o apenas úmido. Com esse cuidado simples, o cabelo não sofre tanto, danifica menos.

• Cortar as pontas com frequência faz o cabelo crescer?
Mito. Os fios nascem da raiz ou seja, cortar o cabelo não dá força e nem faz o cabelo crescer mais rápido. O que acontece é que quando você fica muito tempo sem cortar, as pontas ficam quebradiças, danificadas, sem vida, aí você dá um corte e, com isso, o cabelo fica mais saudável.

• Se arrancar um fio branco, crescem outros fios brancos?
Mito. Quando você arranca um fio de cabelo branco, nasce apenas um no lugar que você arrancou e não mais de um. Muitas vezes temos a falsa impressão de que uma quantidade maior de fios surgiu por conta do processo de crescimento, que é contínuo e outros fios vão ficando brancos.

• Cabelos oleosos não podem ser lavados todos os dias?
Verdade. Lavar os cabelos oleosos com tanta frequência pode provocar o efeito rebote. Isso porque o organismo sinaliza a falta de óleo no couro cabeludo e passa a produzir ainda mais. Para minimizar o efeito da oleosidade, aposte na dupla água fria e shampoo.

Janny Mota
Cabeleireira, tecnologia em estética e cosmetologia e consultora de estilo e imagem

@jannymota.vipspace

pt Português
X
EDITORIAS