Foto: Pixabay
Numa conversa despretensiosa no bar, meu amigo Carlos comenta sobre o seu pedido de demissão da empresa onde trabalhava há 20 anos. Preocupada com esta recente situação, quis saber o real motivo desta decisão. Carlos sempre elogiara tanto a empresa onde trabalhara!!
Explica:
– Houve uma mudança na diretoria e não consigo conviver com a minha nova diretora.
– Por que? Você já tentou conversar com ela?
– Sim. Mas ela não quer conversa. Dá a ordem e pronto. Ela é meia grossa!
Na mesma hora veio a imagem de uma meia bem grossa ganhando vida e dando uma tremenda bronca em Carlos! Não contive a gargalhada!
Carlos não entendeu muito bem o motivo da risada. Pedi que ele também imaginasse a cena. Rimos juntos!
DIRETO AO PONTO
Errado: Ela é MEIA grossa.
Correto: Ela é MEIO grossa.
A palavra meio, quando utilizada no sentido de “um pouco”, “mais ou menos”, é um advébio invariável. Ex: Carlos ficou meio triste.
Quando utilizada como um numeral, vai variar de acordo com a palavra a qual se refere. Ex: Esperei meia hora, mas consegui comprar o pão e meio quilo de café.
Marynês Meirelles é pedagoga e professora de Língua Portuguesa. Pós graduada em Educação Infantil e com MBA em Responsabilidade Social (UFF) e Gestão Ambiental (UGF). Mestra na área de saúde e Meio Ambiente (UNIPLI). È sócia proprietária da Essencial Creche Escola na Barra da Tijuca. Trabalha como produtora cultural do programa Sábado é Show na Rádio Bandeirantes onde tem o quadro “Toque Show”, dando dicas da Língua portuguesa.