Riscos para a saúde do profissional de Enfermagem no ambiente hospitalar

A Enfermagem é uma das profissões cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou na comunidade, desenvolvendo atividades de promoção, prevenção de doenças, recuperação e reabilitação da saúde, atuando em equipes.

A enfermagem em seu dia a dia esta exposta a vários riscos. Um deles é o risco físico que está exposto a procedimentos incorretos, a fontes de ruído, alarmes de monitores, manuseamento de materiais, alterações térmicas e outros. Em seguida o risco biológico que é o perigo de infecção e contaminação no manuseamento de sangue e derivados. Há também o risco psicológico que esta ligada ao desgaste do organismo em consequência direta ou indireta da atividade desenvolvida.

Os fatores que mais contribuem para a ocorrência do acidente de trabalho são: espaço de trabalho com estrutura física inadequada; falta de proteção em máquinas perigosas; ferramentas defeituosas; possibilidade de incêndio e explosão; esforço físico intenso, levantamento manual de peso, posturas e posições inadequadas; pressão do empregador por produtividade; ritmo acelerado na realização das tarefas; repetitividade de movimento; extensa jornada de trabalho com frequentes realizações de hora extra e pausa inexistente, e presença de substâncias tóxicas.

É necessário conhecer os fatores que influenciam na saúde dos profissionais de Enfermagem no ambiente hospitalar a fim de que não só evite futuros adoecimentos, como também proporcione um melhor atendimento ao paciente.

Maria Martins
maria.martins@diariodorio.com.br
Ass. Sindical e Jornalista – MTb 38592RJ

EDITORIAS