Ocupação ‘Ovárias’ reúne mais de 300 artistas

de Alessandro Monteiro

Indicada ao prêmio Shell de Teatro 2019 na categoria Inovação, por fomentar o protagonismo estético-político das mulheres na cena carioca, ‘Ovárias’ é uma ocupação feminista artística cultural voltada para a troca, reflexão e aprofundamento artístico feminino. A quarta edição da ocupação, nos dias 07 e 08 de Setembro, com as exposições ficando até 15/09, irá acontecer novamente no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa. O evento é composto por cinema, teatro, dança, música, performance, exposição e rodas de bate papo, cortes de cabelo, comidas, bebidas e muito mais.

Em ‘Ovárias’ a mulher é protagonista em cena e no backstage!

Idealizada por Aline Mohamad, Monique Vaillé e Nina da Costa Reis, ‘Ovárias ‘reúne um número expressivo de trabalhadoras da cultura para apresentar à população um evento completamente protagonizado por mulheres. Em tempos de representatividade e resistência artística, surge como um modelo potente de movimento cultural na cidade, colocando em destaque a mulher na cena cultural carioca.

E é com muita alegria somada a resistência, que chegamos  à quarta edição! Assim abrimos as portas para artistas se expressarem: com 58 projetos e dois dias de Ocupação no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo. Tarefa vigorosa, que só é possível por conta da nossa união, vontade de re-existir e fazer acontecer.

Laurinda Santos Lobo foi presidente do conselho da Federação Brasileira para o Progresso Feminino e também por reunir em sua casa, em Santa Teresa, grandes intelectuais e artistas da cena cultural carioca. Estes encontros foram responsáveis por grandes transformações políticas e culturais na cidade. Sua casa foi um ponto badalado da vida cultural carioca, um marco no Modernismo na cidade do Rio de Janeiro.

A programação de ‘Ovárias’  vai contar com 14 cenas curtas de teatro, 12 performances, 12 exposições, 7 espetáculos de dança, 3 pocket shows, 6 curtas metragens, 1 longa metragem, rodas de bate papo, cortes de cabelo, transmissão ao vivo além de comidinhas, bebidas, brechó, venda de livros e blusas, totalizando 58 projetos envolvidos diretamente na ocupação, em dois dias.

‘Ovárias’ tem mulher diretora, atriz, performer, fotógrafa, musicista, pintora, produtora, segurança… Uma ocupação completamente feminista sim! Mas calma, a entrada é liberada para todas! Então venham animadas e tragam a galera, família e amigas. O que importa é estarmos juntes fomentando a arte!

SERVIÇO:

Ocupação – 07/09 e 08/09 de 13h30 às 21h

Exposições – Terça a sexta de 10h às 19h até 15/09

Local: Rua Monte Alegre, 306 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ, 20240-193

Ingressos: Gratuitos (contribuição consciente)

Telefone: (21) 2215-0618

Classificação etária: 16 anos

EDITORIAS