CBF divulga calendário de 2020, com estreia da Supercopa do Brasil e sem pausa na Copa América

Por Sandro Barros

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, no dia 3 de outubro, o calendário para a temporada 2020 do futebol brasileiro. O cronograma conta com duas grandes novidades: não haverá jogo durante as Datas Fifa, com exceção da Copa América, e uma nova competição será criada, a Supercopa do Brasil.

Conforme sinalizado pela Confederação nos últimos meses, os campeonatos do país serão interrompidos durante o período de amistosos e jogos oficiais de seleções nacionais, as Datas Fifa. Com isso, os times que tiverem jogadores convocados pela Seleção Brasileira ou de outro país, teoricamente, não serão prejudicados com desfalques. A única exceção para a nova prática é a Copa América, que será disputada na Colômbia e Argentina entre os dias 12 de junho e 12 de julho. Os campeonatos não serão interrompidos neste período.

Apesar da nova regulamentação, não é garantia que as equipes ficarão livre de desfalques além da Copa América. Existem jogos de Data Fifa marcados para terça-feira e jogos de Estaduais – torneios mais curtos em 2020 – e Campeonato Brasileiro marcados para a quarta-feira seguinte.

A outra principal novidade é a criação da Supercopa do Brasil, torneio que colocará frente a frente o campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Este tipo de troféu é comum na Europa e está marcada para a última data da pré-temporada, antes do inicio dos Estaduais. O jogo entre Athletico-PR, que recentemente faturou a Copa do Brasil, e o próximo campeão brasileiro já tem data marcada: domingo, 19 de janeiro. A competição será disputada em partida única e campo neutro, mas o local ainda não é conhecido.

A temporada terá início no dia 19 de janeiro e término no dia 6 de dezembro. Os calendários do futebol feminino e das categorias de base serão divulgados no final de outubro.

Confira as datas do calendário de 2020 do futebol brasileiro!
− Início da pré-temporada: 8 de janeiro
− Supercopa do Brasil: 19 de janeiro (jogo único)
− Início dos Estaduais: 22 de janeiro
− Início da Copa do Brasil: 5 de fevereiro
¬− Início da Pré-Libertadores: 5 de fevereiro
− Final dos Estaduais: até 26 de abril
− Início do Campeonato Brasileiro: 2 de maio
− Final da Copa do Brasil: 10 e 16 de setembro
− Final da Sul-Americana: 7 de novembro
− Final da Libertadores: 21 de novembro
− Término do Campeonato Brasileiro: 6 de dezembro

Foto: Pixabay

EDITORIAS