Hora de preparar o corpo para o verão

Por Claudia Mastrange

Contagem regressiva para o verão e a gente faz o quê? Corre para a academia e clínicas de estética e toca a fazer aqueles tratamentos maravilhosos para ficar com o visual em dia para curtir a estação mais esperada do ano.  No Espaço Península, na Barra da Tijuca, Neide Oliveira, esteticista; Luana Lapagesse, fisioterapeuta dermato-funcional, e Cinara Couto, farmacêutica esteta dão a dica certeira: “Nada acontece do dia para a noite. É preciso começar a cuidar no inverno o corpo que você quer ter no verão”, sentenciam.

E pra ficar com o shape em dia não faltam opções de tratamento para atacar as temidas celulites, flacidez, gordura localizada…  Uma das técnicas mais procuradas no combate à celulite é a mesoterapia, um método que utiliza aplicações de medicamentos com microagulhas, que agem no locam e pouco a pouco quebram as moléculas de gordura e melhoram o aspecto local. O procedimento pode ser associado à radiofrequência, equipamento que aquece o local e aumenta a produção de células de colágeno (que dá firmeza à pele) e elastina (que dá elasticidade).

Para tratamentos de estrias, as profissionais podem utilizar o tradicional peeling e também a associação com a radiofrequência. Já para tratamentos de flacidez de pele e gordura localizada indicam outros recursos.  “Nesses casos, podemos usar a Criofrequência, que proporciona  um resfriamento externo, protegendo a pele  mas, por dentro, um aquecimento e, através desses choques térmicos,  garante  a redução da gordura localizada e o aumento do colágeno no local. Cada pessoa é avaliada individualmente. Só então é definido que técnicas devem ser associadas para um melhor resultado”, explica Luana.

Cinara, Neide e Luana: tratamentos e tecnologia a serviço da beleza

A aplicação de toxina botulínica, preenchimento e harmonização facial são procedimentos bastante procurados também. “Só é preciso ter bom senso e evitar os exageros, ou o rosto ficará desproporcional. Manter cuidados, como o uso do filtro solar é fundamental. Importante também combater o imediatismo que muitas esperam. Com o preenchimento, a pele cria um edema, sofre um inchaço inicial. Mas em cerca de 30 dias vemos o resultado final”, explica Cinara.

Micropigmentação: maquiagem que restaura e embeleza

A micropigmentação é uma das grandes técnicas mais procuradas quando se fala de estética. O método consiste na aplicação de pigmentos naturais, com aprovação da Anvisa, conforme explica Neide. “O procedimento é totalmente seguro, com material descartável. E dura cerca de um ano, dependendo do tipo de pele. “Só aconselho não entrar na onda da padronização atual. É preciso levar em conta o contorno do rosto do paciente para definir o ideal para cada um”, explica Neide.

A técnica pode ser utilizada para realces cosméticos, como pigmentação das sobrancelhas, contorno de olhos e de lábios e até batom permanente. O procedimento também tem aplicação paramédica, sendo utilizado para casos de marcas de vitiligo, estrias, camuflagem de cicatriz e restauração de auréola. “E, nestes casos, não é só em casos pós-câncer que aplicamos a micropigmentação, mas também em procedimentos com intercorrências. Atendi pacientes em que, com a redução de mama, parte da auréola necrosou. Fizemos a restauração com a maquiagem permanente e o resultado ficou bem natural”, explica Neide.

Fotos: Diário do Rio

pt Português
X
EDITORIAS