Rio Web Fest termina hoje com muita animação e acessibilidade

A 5ª edição do Rio WebFest acontece até hoje (18), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Além da diversidade e qualidade da produção apresentada, a edição deste ano foi marcada por um diferencial:a inclusão social do evento com a participação de intérpretes de Libras e a premiação da melhor série inclusiva.

Rio WebFest visa dar espaço aos criadores nacionais e internacionais, que possuem materiais criativos e de qualidade para a plataforma web (como web séries, videoclipes, videodança evídeos publicitários), premiando-os com troféus, prêmios em dinheiro, viagens e cursos para o exterior. O objetivo do evento é fomentar a produção de novos cineastas, consolidar carreiras e viabilizar chances reais de vendas desses produtos.

“Os seriados digitais não são o futuro, são o presente. Hoje, os webfests proliferam ao redor do mundo e os festivais tradicionais de TV e Cinema com o Emmy e Cannes já abriram novas categorias visando as web séries. Plataformas de vídeo online apostam cada vez mais no conteúdo exclusivo sob demanda, dado o sucesso mundial do Netflix. Serviços como o YouTube Red, Amazon Prime e Facebook para criadores são bons exemplos deste movimento”, explica o fundador do festival Leandro Silva.

O Rio WebFest tem uma trajetória sólida e recebeu diversos prêmios incluindo Diversity, na Espanha, por ser o festival que mais investe em diversidade no mundo e o Michael Ajakwe Jr, em Berlim, pelo grande investimento no mercado audiovisual brasileiro. Ao longo dos anos, nomes consagrados e conhecidos pelo público já passaram pelo festival recebendo indicações, a exemplo de Emma Thompson, Mel Lisboa, Ana Paula Tabalipa, Johnnas Oliva, Dráuzio Varela e Antônia Fontenelle, além de séries como Any Malu (hoje no Cartoon Network), Red, Brecha, Septo e Pop Star. Mais de 900 séries já passaram na seleção do festival e 250 delas ganharam projeção internacional.

Este ano, o evento terá uma premiação especial. A All Dubbing, empresa responsável pela interpretação em libras, vai premiar a melhor série inclusiva, como explicam uma das diretoras da empresa, Ana Lúcia Motta e Patricia Saiago: “O Rio Webfest é a maior celebração internacional da internet no Brasil. Esse ano somos parceiros do festival com acessibilidade na abertura e no encerramento. A All Dubbing também irá premiar a melhor série inclusiva, com transmissão ao vivo. Vamos mostrar ao mundo como estamos em busca de ser mais inclusivos – pontuam as gestoras.”

Durante o Rio WebFest 2019, a organização programou a exibição de cerca de 200 seriados digitais. Também serão ministrados minicursos, palestras, workshops, master classes, keynotes, mesas redondas e painéis. O festival ainda oferece eventos de gala com apresentações de bandas musicais, coquetéis de networking e a festa de premiação com direito ao blue carpet transmitido ao vivo pela internet para todo o mundo.

Fotos: Divulgação

EDITORIAS