A casa de todos os artistas

Fachada do Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá.

Um lugar de acolhimento para os artistas veteranos. Assim é o Retiro dos artistas, fundado em 13 de agosto de 1918 pelo ator Leopoldo Fróes com o objetivo de oferecer apoio social e assistencial à classe artística, que inclui atores, cantores, pintores, cenógrafos, técnicos, cinegrafistas e artistas circences.

O primeiro encontro oficial da chamada Casa dos artistas aconteceu com a presença de 133 artistas, no velho Cine Teatro Pathé. Para homenagem o ator João Caetano, a data oficial da fundação passou a ser dia 24 de agosto. A partir daí, na data de aniversário de morte de João passou a ser comemorado o Dia do Artista.

Com o passar do tempo a Casa dos Artistas se resumiu ao trabalho assistencial de retiro e passou a ser conhecida como Retiro dos Artistas. Com esse novo perfil, a instituição vive de doações, campanhas e tratou de investir na qualidade de atendimento, visto que o número de profissionais da área artística e as necessidades de acolhimento aumentam cada vez mais.

Atualmente, o Retiro tem 47 artistas residentes. A todos são oferecidos fisioterapia, aulas de yoga, tratamentos odontológicos, salão de beleza, hidroginástica, teatro, dança, cinema, desenvolvimento de trabalhos cognitivos, psicólogos, unidade de apoio e cinco refeições diárias. Para arrecadar fundos para o pagamento de toda essa infraestrutura, que inclui 65 casas, a instituição aceita doações − dinheiro, roupas, móveis alimentos e trabalho voluntário − e organiza brechós e eventos como a famosa festa junina  anual.

 

Moradores cheio de bossa e talento

Uma das ilustres moradoras do local é a cantora Leny Andrade, uma das estrelas do show ‘Quadra de Damas’, nova atração do Projeto Diário do Rio Musical, que acontece em 10 de dezembro. “Estou recebendo um tratamento de rainha, bem instalada numa casa maravilhosa”, declarou Leny ao se mudar para o Retiro, que já abrigou nomes como Claudio Correia de Castro e Dirce Miggliaccio.

Aos 82 anos, o ator Rui Rezende (foto) é um dos mais novos residentes. O artista, que brilhou com incontáveis personagens na dramaturgia, como o professor Astromar, que virava lobisomem na novela ‘Roque Santeiro’, mudou-se para o local no início de novembro. “Olá, aqui é o ator Rui Rezende. É só pra dizer que estou chegando ao Retiro dos Artistas. Por enquanto tá tudo correndo bem. Estou me adaptando, colocando minhas coisinhas… Quero ser feliz!”, disse Rui em vídeo publicado pelo Retiro.

Para colaborar com essa instituição que acolhe pessoas com tantas histórias e que fazem parte da memória cultural do país, basta acessar www.retirodosartistas.org.br. O endereço é Rua Retiro dos Artistas, 571, em Jacarepaguá. Os telefones são os seguintes: (21) 3327-4591, 3382-3730 e 99805-8690 (WhatsApp).

 

pt Português
X
EDITORIAS