Como proteger sua pele dos danos do verão

Como proteger sua pele dos danos do verão

Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. A radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Além do filtro solar, no verão é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois esses acessórios bloqueiam a maior parte da radiação UV.  É importante também proteger as cicatrizes, especialmente as novas, que podem ficar escuras se expostas ao sol.

As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplicar um bom hidratante, o que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.

Alguns alimentos, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele. Eles contêm carotenóide, substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante. Ela é encontrada em frutas e em legumes de cor alaranjada ou vermelha.

Os cabelos necessitam de atenção redobrada. Invista em protetores capilares e hidratação. A dica é: assim que sair do mar ou da piscina, lave os cabelos com água corrente e aplique o protetor capilar.

Não aplique produtos na pele para bronzear como, refrigerantes, óleos de cozinha ou limão. Tais atitudes causam queimaduras graves e, por vezes, marcas para levar uma vida inteira. Por isso, vamos deixar na lembrança desse próximo verão só marcas no coração! Aproveite o hoje!

Mariana Zau, clínica médica, nutrologia, ortomolecular e medicina estética

@dramarianazau

21-98016-5259

dr.marianazau@gmail.com

EDITORIAS