Pontos históricos da literatura carioca você conhece no Rio Literário

Por Sandro Barros

A Cidade Maravilhosa é a terra natal de grandes escritores brasileiros, como Machado de Assis, José de Alencar, Lima Barreto, Vinícius de Moraes e outros geniais autores. E você pode conhecer um pouquinho de toda essa história no roteiro guiado Rio Literário, que geralmente acontece na primeira e na última sexta-feira de cada mês, na parte da tarde.

O passeio visita pontos importantes para a literatura carioca, como o Real Gabinete Português de Leitura, a Confeitaria Colombo, a Biblioteca Nacional (fotos), a Academia Brasileira de Letras, entre outros. Durante o trajeto, você conhece histórias sobre os escritores brasileiros e “causos” que terminaram em grandes obras da literatura. Além disso, há leituras ao ar livre de poemas e trechos de romances. E para fazer um lanche após a caminhada, tem uma parada estratégica na tradicional Confeitaria Itajaí, que foi inaugurada em 1932.

O roteiro tem duração de duas horas e meia e custa R$ 20, mas crianças com até 12 anos não pagam e jovens com até 16 anos pagam somente R$ 10. Além disso, a caminhada é gratuita para aniversariantes acompanhados de pessoas pagantes. O ponto de encontro do passeio é frente à Casa Cavé, que fica na rua Sete de Setembro, 133 e 137, no Centro.

Para participar do passeio, basta confirmar presença no evento do tour guiado e pagar a taxa de inscrição na hora. Esse pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartões de débito e crédito. Mais informações pelo Facebook (Rio Literário) ou com a guia Juliana Fiúza − (21) 98091-2606.

pt Português
X
EDITORIAS