Antes de tudo, fé. Depois de tudo, gratidão!

Foto: Reprodução da internet

Por Franciane Miranda

Começar o ano agradecendo por todas as conquistas, saúde, aprendizados, oportunidades e pessoas que nos cercam, é um hábito que muitos possuem. Um gesto que pode fazer toda diferença em sua vida. Às vezes pode parecer que não funciona, mas, uma pessoa que nutre o sentimento de gratidão é, com certeza, mais feliz.

Percebemos todos os dias em status e páginas do WhatsApp, Facebook, Instagram e sites diversas pessoas compartilhando frases sobre gratidão. Está em alta ser grato e as redes estão ajudando a espalhar esta corrente positiva. Não fique de fora, venha fazer parte desse estilo de vida e compartilhe esse sentimento.

A psicóloga Ellen Moraes Senra explica que a gratidão é um exercício e uma lembrança diária. Explica que ler e compartilhar essas mensagens é ótimo, não só para a gente, mas para quem recebe. Ellen também alerta que a questão não é apenas ler e repassar, mas acreditar naquilo que se está lendo e divulgando: “Isso faz muito bem, porque acaba às vezes despertando o gatilho da gratidão em outras pessoas”.

“Kansha” significa gratidão, é um sentimento cultivado pelos japoneses há muito tempo. Não está ligado a agradecer aos outros com presentes caríssimos, mas sim, em ser grato por tudo e reconhecer a importância do outro. É saber retribuir com uma ação imaterial, seja um sorriso, abraço ou até mesmo, uma ajuda inesperada com uma atitude solidária e gentil. Está relacionado não apenas ao gesto e sim a concretizar com atitudes positivas e simples os motivos pelo qual agradece.

Ellen Moraes Senra afirma que esse sentimento influencia de forma positiva a vida do ser humano: “Porque a gratidão acaba sendo uma massagem tanto para o ego quanto para própria vida”. É importante termos gratidão por tudo o que nos ocorre, até mesmo os momentos difíceis, são oportunidades de compreendermos, evoluirmos e até mesmo, aprendermos.

É importante criarmos uma rotina de agradecer por tudo que nos cerca. Segundo a psicóloga, existem pesquisas que associam o estudo da gratidão com os resultados positivos que a pessoa consegue em sua vida. Ser grato é um modo de ver e viver a vida. Então, vamos ser gratos por tudo em nossa volta, pois gratidão gera gratidão.

É percebermos que não basta apenas agradecer pelo que conseguimos ou idealizamos, mas por tudo que temos, esclarece Ellen: “É saber reconhecer tudo aquilo de positivo que você tem na sua vida, independente do seu esforço”. Entender que nossas conquistas e todas as praticidades que temos são fruto de um esforço conjunto de cada pessoa que existe, e claro, do planeta.

Você não precisa de um motivo para ser grato, já pensou em agradecer todos os dias!? Me conta porque você é grato hoje?

 

pt Português
X
EDITORIAS