Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Em 2020, muita bola vai rolar nos gramados brasileiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Por Sandro Barros

Nem deu tempo para respirar e o futebol brasileiro em 2020 já teve início. No dia 2 de janeiro a tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior começou a ser disputada por 128 times, divididos em 25 grupos. A final acontece em 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, no estádio do Pacaembu. Já as equipes profissionais se reapresentaram, em sua maioria, no dia 6 de janeiro, na primeira segunda-feira do ano.

Uma curiosidade acontece com o Campeonato Carioca, um dos principais estaduais do país. Como tem acontecido nos últimos anos, a competição tem uma fase preliminar antes mesmo da virada da temporada. No dia 22 de dezembro, seis times começaram a disputa da primeira fase do Estadual do Rio de Janeiro − dois avançam para a Taça Guanabara e os outros quatro duelam para ver quem serão os outros dois que cairão para a Série B regional. A Taça Guanabara, com os clubes grandes, começa em 18 de janeiro. Ainda há a disputa da Taça Rio. Depois disso, os vencedores decidem quem será o campeão carioca.

Novidade do calendário do futebol brasileiro para 2020, a Supercopa do Brasil será realizada em 16 de fevereiro, às 11h, no Mané Garrincha, em Brasília. O torneio será disputado entre Athletico-PR e Flamengo, campeões da Copa do Brasil e do Brasileirão, respectivamente. A decisão é realizada em jogo único − em caso de empate, o título será decidido nos pênaltis. Já a Copa do Brasil terá início no dia 5 de fevereiro, com final marcada para 16 de setembro. São quatro fases disputadas até as oitavas de final, que reunirão os times que estão na Copa Libertadores da América. E a Série A do Brasileirão começa no dia 3 de maio e termina em 6 de dezembro, com as participações dos quatro grandes do Rio de Janeiro: Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.

Falando agora de competições internacionais, a primeira fase da Copa Libertadores da América tem início no dia 22 de janeiro. Os primeiros clubes brasileiros que vão disputar o torneio, Internacional e Corinthians, entram na segunda fase. A fase de grupos da Libertadores tem início no dia 3 de março. O Flamengo, atual campeão, é o único carioca que disputa esse torneio. Já a Sul-Americana terá a sua primeira fase iniciando no dia 5 de fevereiro, com o duelo entre o Vasco e um time da Bolívia. Os outros representantes brasileiros no torneio são Fluminense, Atlético-MG, Bahia, Goiás e Fortaleza.

E o assunto agora é seleção brasileira, com a Copa América − que acontecerá esse ano na Argentina e na Colômbia a partir de 12 de junho, com final marcada para 12 de julho. Atual campeão, o Brasil estreia dia 14 de junho, contra a Venezuela. E tem também as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, que começam em 26 de março. Na primeira rodada, o Brasil recebe a Bolívia. São dez seleções que buscam quatro vagas diretas para a Copa no Catar. A quinta colocada vai para a repescagem. Outra agenda da seleção brasileira é o pré-Olímpico, que garante vaga para os Jogos Olímpicos de 2020, e acontece entre os dias 18 de janeiro e 9 de fevereiro, na Colômbia. A estreia do Brasil será em 19 de janeiro, às 22h30, jogando contra o Peru.

Foto: Pixabay

pt Português
X
Open chat