Planejamento de vida para concretizar metas e realizar sonhos

Atriz Franciely Freduzeski (Foto: Tatiana Sooz)

Por Claudia Mastrange

Estamos acostumados a planejar o trabalho, o fim de semana, a carreira, mas, dificilmente, as pessoas fazem um planejamento pessoal, antes mesmo de definir suas metas de carreira. Muitos vivem, como diz a música de Zeca Pagodinho, “deixa a vida me levar”, ou seja, contam com a sorte. Acontece que, sem preparação, as oportunidades escapam. Com estratégias definidas, nossas chances de alcançar os objetivos, quaisquer que eles sejam, são muito maiores.

Com experiência adquirida em mais de 45 anos de trabalho como consultor de empresas, o economista Dernizo Pagnoncelli sabe como ninguém a importância do planejamento, não apenas o empresarial, mas como o próprio plano pessoal. “Nesses anos de experiência, testemunhei muitos dilemas: funcionários bem-sucedidos, mas infelizes por não concordarem com as políticas de suas empresas. Como consultor de estratégia, pensei e escrevi uma metodologia clara e eficiente de planejamento de vida, no livro ‘Como planejar sua vida! Um método prático, objetivo e testado para o seu sucesso pessoal’. Adaptei o método aplicado para planejamento estratégico empresarial para um planejamento estratégico de vida”, diz Pagnoncelli.

A atriz Franciely Freduzeski conta ao Diário do Rio que o planejamento é a ferramenta perfeita para o seu dia a dia. “Sempre estabeleço metas! Eu planejo mentalmente o caminho para atingi-las, mas nem sempre dá certo. Planejei ser atriz, consegui. Planejei estudar dança, estudei. Planejei morar no Rio de Janeiro e moro. Planejei morar fora, estudar teatro e inglês no exterior, me organizei e consegui”, relata.

A atriz ressalta que nem sempre o resultado é perfeito, mas o ideal é ir ajustando as metas para seguir em frente, com sucesso e novas perspectivas. “Planejei estudar Direito e não consegui. Terminei por causa do trabalho. Hoje, planejo terminar minha faculdade de Psicologia, ser saudável, encaminhar meu filho na profissão dele. Planejo ser cada vez mais simples e viajar pelo mundo. Costumo colocar meus objetivos no espelho para ler todos os dias. Digamos que cumpro 80%”; afirma a atriz.

Economista Dernizo Pagnoncelli (Foto: Divulgação)

Veja algumas dicas de planejamento!

Autoconhecimento. Fazer uma análise da situação atual. É Importante saber o que se quer conquistar e onde espera chegar. Se a pessoa não se conhece, não adianta se planejar.
Hora de se questionar, olhar para sua vida profissional e profissional. As pessoas devem se perguntar: “o que estarei fazendo daqui a 10 anos?”. A visão orienta o planejamento da sua vida e isso funciona como bússola para definir aonde você quer chegar. E não se deve pensar apenas em onde chegar, mas também em todas as possibilidades de como chegar lá e buscar concretizar esse objetivo. As pessoas devem assumir o controle de suas vidas, ou acabarão sendo controladas por alguém. O grande segredo é buscar e agarrar as oportunidades.
Definir estratégias e traçar um plano para alcançar suas metas.
Acompanhar, avaliar resultados, atualizar e fazer correções de rotas. Planejar é intenção e implantar é ação. O acompanhamento motiva as pessoas porque elas passam a usar os resultados como uma referência para avaliar seu desempenho. E todo dia é dia, toda hora é hora de estar ligado no plano de vida. Não se deve aceitar resultados abaixo do esperado. Tudo pode ser feito melhor do que está sendo feito.
O planejamento deve ser atualizado sempre para acompanhar as mudanças relevantes do ambiente. O planejamento estratégico não é uma camisa de força. Há momentos que é preciso inverter prioridades, adiar objetivos e mudar estratégias.
Um planejamento estratégico está intimamente ligado a uma situação financeira, seja seu objetivo um simples curso de inglês ou uma viagem de cruzeiro ao redor do mundo. A questão financeira precisa ser incluída e observada durante todo o processo. É importante observar como se lida com o dinheiro, como gastá-lo e aprender a destinar uma parte dele para seu objetivo financeiro.

pt Português
X
EDITORIAS