Terreirão, o ‘berço do samba’ no Rio de Janeiro

Da Redação

O Terreirão do Samba é um espaço ao ar livre que ressuscita a atmosfera da Praça Onze, uma grande praça perto do Sambódromo. Segundo alguns historiadores, o Terreirão é o berço do samba no Rio de Janeiro, iniciado por Tia Ciata — figura marcante na história da cidade, extremamente ligada à cultura afro-religiosa — e seus seguidores, amigos e companheiros de religião.

O espaço, que tem capacidade para 16 mil pessoas, funciona desde antes da abertura oficial do carnaval do Rio de Janeiro, contando com uma enorme e variada programação de atrações todas as noites. A atmosfera descontraída do local conta também com uma praça de alimentação constituída por aproximadamente 50 barracas, onde você poderá fazer pequenas refeições e comprar refrigerantes ou bebidas alcoólicas.

Em 2019 a Riotur assumiu a administração do local e desde então tem desenvolvido um projeto, com foco na iniciativa privada, para remodelar a utilização do espaço, oferecendo uma agenda permanente de atividades no local, inclusive com áreas para exposições, palestras e debates, além de ser palco da apuração dos demais grupos de acesso e blocos de enredo.

O Terreirão fica na rua Benedito Hipólito, 66, Centro do Rio, próximo ao Sambódromo. Os ingressos custam de R$ 30 a R$ 50 e a agenda de shows pode ser conferida em sua página no Facebook.

Fotos: Reproduções da internet

pt Português
X
EDITORIAS