Fazendas: memórias de um Brasil guardadas em alvenaria e pedra

As fazendas foram sedes dos principais centros produtivos da economia brasileira no século XIX e também as residências aristocráticas mais sofisticadas do período, reunindo o que havia de mais requintado.

O circuito das fazendas históricas do Vale do Paraíba do Sul Fluminense – o Vale do Café – abrange os Municípios de Vassouras, Valença, Rio das Flores, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul e alguns Distritos como Ipiabas e Conservatória, que pertencem a Barra do Pirai e Valença, respectivamente.

O dinheiro do café construiu ferrovias, iluminação pública e promoveu todo tipo de investimento em infraestrutura que o Brasil edificou durante esse período, além das fazendas históricas construídas pelos nobres da região (“Barões do Café”) consideradas como verdadeiros palacetes rurais decorados e mobiliados com o luxo que a Europa tinha, na época, para vender.

As fazendas históricas do Vale do Café preservadas em sua arquitetura, em diferentes estados de conservação e rodeadas de belas paisagens, são um marco áureo do Ciclo do Café, do século XIX. As propriedades permitem vislumbrar como funcionava o processo de beneficiamento do grão do café e, em algumas dela,s os visitantes são recebidos por guias vestidos com trajes típicos .

Ao todo são em torno de 200 fazendas, sendo que, atualmente, somente 30 são abertas à visitação. São uma excelente opção para complementar ou iniciar a aprendizagem sobre o Ciclo Cafeeiro no Brasil e de se fazer uma viagem ao passado até o tempo em que os barões ostentavam poder e riqueza. cada uma possui uma história singular, com acontecimentos marcantes e curiosidades da época.

Fazendas do Vale do Café

BARRA DO PIRAÍ – Fazenda Arvoredo, Fazenda Taquara, São João da Prosperidade, Aliança, Fazenda Bocaina, Fazenda Ponte Alta
MIGUEL PEREIRA – Fazenda Santa Cecília, Fazenda São João da Barra
PATY DO ALFERES – Fazenda da Boa Esperança, Fazenda Monte Alegre, Fazenda Pau Grande
CONSERVATÓRIA – Fazenda Florença
PARAIBA DO SUL – Fazenda Boa Vista
RIO DAS FLORES – Fazenda Paraizo, Fazenda União, Fazenda Campos Elíseos, Fazenda Santo Antonio
VALENÇA – Fazenda Vista Alegre, Fazenda Chacrinha
VASSOURAS – Fazenda Cachoeira do Mato Dentro, Fazenda Secretário, Fazenda Cachoeira Grande, Fazenda Mulungu Vermelho, Fazenda Santa Eufrásia, Fazenda São Fernando, Fazenda São Luiz da Boa Sorte.

Fotos: Reprodução

Vitor Chimento, Biólogo e jornalista

MTb 38582 RJ

vitor.chimento@diariodorio.com.br

.
EDITORIAS