Morre o ator Kirk Douglas

O ator Kirk Douglas morreu nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, aos 103 anos. A comunicação da morte foi feita pelo filho, o ator Michael Douglas, à revista norte-americana People. “É com enorme tristeza que eu e os meus irmãos anunciamos que Kirk Douglas nos deixou hoje, aos 103 anos”, disse Michael Douglas.

Kirk e o filho, o também ator Michael Douglas,

“Para o mundo inteiro, ele era um lenda, um ator da era de ouro dos filmes que viveu bem os seus anos dourados, um humanitário

cujo compromisso com a justiça e as causas em que acreditava estabeleceram um padrão para todos nós aspirarmos”, escreveu o ator de 75 anos na sua página de Facebook.

Kirk Douglas, cujo verdadeiro nome é Issur Danielovitch Demsky, nasceu em 1916 em Amsterdam, uma pequena cidade no estado de Nova Iorque. Filho de imigrantes russos, estudou na Academia de Artes Dramáticas.

Com 70 anos de carreira, é considerado um dos melhores atores da história do cinema. Apesar de nunca ter levado o prêmio para casa, Kirk Douglas foi três vezes nomeado para um Oscar com os filmes O Invencível (1949), Assim Estava Escrito (1952) e Sede de Viver (1956), mas em 1996 foi homenageado pela Academia com um Oscar honorário em 1996.

Em ‘Spartacus’, um dos clássicos do cinema: atuação memorável

O ator norte-americano também recebeu o Cecil B. DeMille, em 1968, que reconhece os artistas que tiveram um grande impacto no mundo do entretenimento. Com uma filmografia de mais de 80 obras, Kirk Douglas também se destacou em filmes como ‘Spartacus’, ‘‘A Montanha dos Sete Abutres’ e ‘Duelo de Titãs’.

“A vida de Kirk foi bem vivida e ele deixou um legado que vai durar por gerações, e uma história como um filantropo que trabalhou para ajudar o público e trazer paz ao planeta. Termino com palavras que disse no último aniversário dele, que nunca deixarão de ser verdade. Pai, te amo muito e sou muito orgulhoso de ser seu filho”, escreveu ainda Michael Douglas.

Uma das últimas aparições de Kirk Douglas em público foi durante a cerimónia dos Globos de Ouro de 2018.

Kirk encarnou o pintor Van Gogh em ‘Sede de Viver’

O ator esteve casado com Diana Douglas, entre 1943 e 1951, com quem teve os filhos Michael e Joel. Desde 1954 e casado com Anne Buydens, com quem teve dois filhos, Eric e Peter. “Viver com meu marido é como sentar em um lindo jardim ao lado de um vulcão que pode entrar em erupção a qualquer momento”, escreveu Anne a respeito do marido.

Fotos:Reprodução Internet

EDITORIAS