Santa Teresa bota os blocos na rua

Bloco Céu da Terra (Foto: Fernando Maia/Riotur)

Por Franciane Miranda

O bairro de Santa Teresa é conhecido por suas vistas deslumbrantes, boemia, museus, gastronomia e, claro, o bondinho! Encanta quem o visita, com suas ladeiras sinuosas, arquitetura elegante e suas belas mansões. Santa Teresa ganhou fama, não apenas por seus pontos turísticos, mas também por seu carnaval de rua. Sua atmosfera particular chama a atenção dos cariocas e turistas que lotam as ruas nesta época do ano. Não é à toa que a festa é elogiada por sua animação.

No carnaval do Rio, um dos mais tradicionais e famosos do Brasil, além dos conhecidos desfiles na Sapucaí, a cidade ferve com dezenas de bloquinhos espalhados por todos os lugares. Os tradicionais blocos de Santa Teresa são conhecidos por sua diversidade musical e cultural que atraem milhares de foliões para a festa. São vários eventos abertos e gratuitos espalhados pelo bairro para você curtir.

A estilista e proprietária do Favela Hype, Kananda Soares, informa que abrirá todos os dias de carnaval. Ela servirá um cardápio especial para dar energia aos foliões. Considera o evento um ponto positivo para o bairro: “Acredito que faz parte da nossa identidade. Amamos receber, mostrar nossa música, nosso samba e nossa arte”. E se o bloco ainda não é suficiente, Kananda comenta que a loja promove bailinhos com músicos de blocos locais para animar a galera. Não perca!

Este ano o carnaval do Rio conta uma programação extensa. São 50 dias de folia, em que o destino é alegria e diversão. É festa que não acaba mais para você curtir até cansar. Descobrimos o roteiro dos blocos mais bacanas do bairro para você aproveitar, disponível aqui. São tantas opções que haja pique para acompanhar tantos passeios pela região.

O motorista executivo Raoni Lacerda frequenta o carnaval de rua em Santa Teresa há mais de 20 anos. Ele faz uma lista com vários aspectos positivos sobre a festa na região. Elogia a geografia e arquitetura, com destaque para o visual da cidade ao longo do trajeto dos blocos: “Seguir aquelas ladeiras, com chão de paralelepípedos, ao redor de casarões antigos, nos remete a uma outra época. É uma sensação incrível”, afirma.

Curtição entre amigos e para a família

Santa Teresa é o lugar ideal para você que gosta do agito, mas também para aproveitar o carnaval na paz. Raoni destaca esse ponto favorável da festa e do público que a frequenta. “Há uma energia muito boa entre as pessoas, quase não se vê confusão, muito menos brigas”. Ele também esclarece que morou no bairro e aproveita esse momento para encontrar com amigos antigos. “Reencontro várias pessoas conhecidas, isso me traz uma nostalgia e uma felicidade muito grande”.

Raoni conta que os blocos dos quais mais gosta são Besame Mucho, Bloco das Tubas, Me Enterra na Quarta e Céu na Terra. Este último, em particular, ele adora. “Apesar deste ser muito cheio, todo mundo vai fantasiado, e isso é muito legal”. Explica que evita ir para os mais populares como Carmelitas, Badalo e Aconteceu, pois lotam.

Os blocos de Santa Teresa levam alegria, muitas vezes uma pitada de ironia e até críticas sociais construtivas às ruas. Existem blocos para todos os gostos. Monte seu guia, chame os amigos e caia na brincadeira. E lembre-se de não jogar lixo no chão, urinar nas ruas e, lógico, preservar o patrimônio público, que é de todos nós!

PELOS BAIRROS

Gigantes da Lira animam na Barra

O já tradicional Carnaval Downtown, que acontece no Shopping Downtown (Avenida das Américas, 500) promete muita música e animação para foliões de todas as idades. O agito acontece nos dias 15 e 22 de fevereiro, celebrando quase 10 anos de parceria com o bloco Gigantes da Lira. Com suas marchinhas, casais de mestre-sala e porta-bandeira mirins, palhaços com pernas-de-pau e o boneco Bobo da Corte Gigante — símbolo do bloco e com três metros de altura —, o Gigantes vai resgatar o carnaval tradicional. Entrada gratuita. (Foto: Vintes e Poucos)

Niterói terá Rei e Rainha da Terceira Idade

Pelo terceiro ano consecutivo Niterói terá um rei e uma rainha do Carnaval da Terceira Idade, uma iniciativa do Cordão da Bola Branca. Embalado por marchinhas e sambas que divertiram muita gente que hoje está acima dos 60 anos, o bloco desfila na Praia de Icaraí no dia 15 de fevereiro, com concentração às 9h na Praça Getúlio Vargas. E no dia 22, também com concentração às 9h, em frente aos Correios, no Centro da cidade,abrindo oficialmente o Carnaval da Rua da Conceição. (Foto: Divulgação)

 

Folia eletrônica no Recreio dos Bandeirantes

Que tal unir a batida eletrônica ao baticum do samba? É nessa pegada que o 10 e Music, primeiro bloco de música eletrônica do Recreio dos Bandeirantes, promete agitar geral a folia na Zona Oeste. Ali os foliões vão poder curtir o carnaval ao som de marchinhas ou clássicos de samba-enredo em uma versão atualizada, moderna. O bloco será a atração de dois eventos, em 9 e 16 de fevereiro, e vai agitar a Avenida Lúcio Costa no sábado de Carnaval, dia 22. (Foto: Divulgação)

EDITORIAS