Orla Rio e Polen realizam mutirão de limpeza de praias da Zona Sul

Fotos: Divulgação

No próximo sábado, dia 14 de março, a Orla Rio vai ampliar o Recicla Orla com a instalação de pontos de entregas voluntárias de materiais recicláveis em todos os quiosques de Ipanema e do Leblon. Para comemorar a inauguração, a concessionária vai realizar uma grande ação de limpeza das praias, do Arpoador ao Leblon. O evento de conscientização e educação ambiental começa às 7h e espera reunir mais de 200 voluntários.

Criado em parceria com a Polen, o Recicla Orla será ampliado e chegará a todos os quiosques de Ipanema e do Leblon. Inicialmente com seis pontos, o projeto reciclou 150 toneladas de resíduos sólidos coletados na orla em seis meses de funcionamento. A partir deste sábado, todos os 24 estabelecimentos da orla, do Arpoador e ao Mirante, terão pontos de coleta à disposição dos frequentadores e moradores para o descarte adequado de resíduos sólidos.

A iniciativa consiste em reciclar todo esse material coletado, fazendo com que ele retorne ao ciclo de produção. “É uma revolução na maneira como os resíduos das praias e seu entorno são tratados hoje. Além disso, temos a primeira orla do mundo com um programa de reciclagem contínuo, que atende não só os quiosques, mas também os frequentadores e moradores locais”, conta João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

Todo o processo de reciclagem é rastreável pela tecnologia blockchain, que permite que as empresas possam utilizá-lo para comprovar a realização da logística reversa e cumprir com a legislação em vigor. Em seis meses, o projeto piloto instalado em seis quiosques contribuiu para reciclar mais de 18,81 toneladas de plásticos, 56,31 toneladas de papéis e 48,95 toneladas de vidros. Com o trabalho de coleta e reciclagem de todos esses resíduos, o projeto evitou a emissão de 20 toneladas de gás carbônico.

“Em um ano, esperamos recolher mais de 4.700 toneladas de recicláveis com destinação correta. Queremos ajudar nessa conscientização de que uma ação sustentável, por menor que seja, constrói o todo e torna o planeta um lugar melhor para se viver. O meio ambiente é nosso e precisamos começar essa mudança agora”, conclui Barreto.

Mutirão de limpeza

Para a ação de limpeza das praias, serão montadas sete bases ao longo da orla do Arpoador ao Leblon. Cada base contará com uma tenda com água, frutas e material de apoio para os voluntários, que inclui protetor solar e sacos de lixo. A iniciativa tem o objetivo chamar a atenção da sociedade sobre os novos pontos de coleta do Recicla Orla e da importância do descarte correto dos resíduos gerados na praia.

Com a ação, a Orla Rio e a Polen querem impactar não só os banhistas, como também os ambulantes e os barraqueiros da areia. “Queremos mostrar a todos a importância do descarte correto de recicláveis e de como isso ajuda a cidade. Afinal, uma iniciativa como essa impacta diretamente nos gastos da prefeitura com a limpeza das praias, uma vez que serão precisos menos caminhões e garis para isso”, diz Renato Paquet, fundador e CEO da Polen.

Serviço
Ação de limpeza das praias em comemoração à inauguração de novos pontos de coleta do Recicla Orla
Data: 14 de março, sábado
Horário: das 7h às 13h
Pontos de coleta:
Base 1 – Quiosque Alalao
Base 2 – Quiosque Marea
Base 3 – Quiosque Quase Nove
Base 4 – Quiosque Do Bem
Base 5 – Quiosque La Carioca
Base 6 – Quiosque Du Leblon
Base 7 – Quiosque Caneco 70

pt Português
X
EDITORIAS