Você conhece o efeito ‘build up’?

Foto: Pixabay

‘Build up’, do inglês ‘acumular’, se refere ao acúmulo de produtos aplicados sobre os fios de cabelo entre as lavagens. Isso gera uma sobrecarga danosa sobre a haste capilar, deixando-a com aspecto ‘pesado’, ‘opaco’ e ‘sem vida’.

Além disso, coceira no couro cabeludo, perda de movimento e ausência de brilho podem indicar acúmulo de resíduos.

Outro indício de que o cabelo está passando pelo efeito ‘build up’ é a ausência de resposta aos tratamentos. Mas, antes mesmo de chegar nesse estágio, os fios podem dar pequenos sinais de que já estão ficando sobrecarregados!

Os produtos que utilizamos nos cabelos, como shampoos, condicionadores, máscaras e finalizadores, são aditivados com substâncias sobre-engordurantes (repositoras de óleos e gordura) e substantivas (moléculas carregadas positivamente). Elas têm o objetivo de melhorar o aspecto do fio, oferecendo hidratação e lubrificação, pois procuram repor o lubrificante natural produzido pelo couro cabeludo, que é removido com as lavagens e tratamentos químicos, bem como regular a estática, minimizando o temido ‘frizz’.

Uma rotina de lavagem é imprescindível. Os bons produtos capilares são formulados para limpar e restabelecer ao menos a hidratação e lubrificação mínimas necessárias para manter a boa aparência dos cabelos. Assim, a adição de sobre-engordurantes e condicionantes é necessária, mesmo que se saiba que algumas dessas substâncias podem se acumular no cabelo. Contudo, isso não significa que este acúmulo seja permanente ou irreversível, ou mesmo, indesejado, já que um mínimo de ‘build-up’ pode ser interessante para ajudar a proteger o cabelo e repor o sebo natural produzido pelo couro cabeludo.

Além dos ingredientes da formulação, a intensidade do ‘build-up’ entre as lavagens também é controlada pelos seguintes fatores: a temperatura da água do banho (a remoção de sujeiras, sebo e substâncias acumuladas é menos intensa com água fria); a quantidade de vezes que se aplicou o shampoo antes do uso do condicionador e, finalmente, a dureza da água, isto é, a quantidade de sais minerais na água do chuveiro também interfere na eficácia dos shampoos.

A alternância do shampoo tradicional com o shampoo antirresíduos é uma boa solução para retirar o acúmulo excessivo dos fios e também de prevenir o efeito ‘build up’.

Helainy Araujo, consultora de produtos capilares
helainy.beleza@gmail.com

.
EDITORIAS