Você sabe armazenar corretamente seus produtos de cabelo?

Foto: Pixabay

Por Helainy Araujo*

Produtos de cabelo! Uma paixão, um desejo de consumo que nos leva a sonhar diante das vitrines e das gôndolas das perfumarias, farmácias e mercados! E as promessas das marcas, cada vez mais arrojadas e especializadas, nos fazem acreditar na mudança que tanto buscamos para embelezarmos nossas madeixas.

Os produtos estão, de fato, cada vez mais eficazes e com resultados rápidos e duradouros. Porém, aquela “poção mágica” que sai da fábrica e chega à nossa casa, pode perder aqueles ativos maravilhosos, frustrando nossas expectativas, pelo simples fato de estarem mal armazenados.

Fatores externos podem danificar os produtos de cabelo e fazer com que tenham a eficácia diminuída ou até cessada antes do prazo de validade. A garantia de que os cosméticos chegarão ao fim do prazo de validade com a qualidade inicial de uso dos componentes, depende da forma como eles são armazenados. Segundo especialistas, é importante conservar os produtos em ambientes arejados e na sombra, com variação de temperatura de até 30º.

O xampu, o condicionador e a máscara de tratamento devem ser bem fechados após o uso, pois o lacre correto evita que a umidade cause danos ao produto e aumente a proliferação de fungos e bactérias, que podem afetar o couro cabeludo com irritações e até infecções graves.

A radiação solar também é prejudicial, pois pode interagir com as substâncias presentes nos produtos e danificar a composição. Isso amplia os riscos de alergias e irritações no couro cabeludo.

Produtos danificados, vencidos ou com eficácia comprometida, não entregam o resultado prometido pelo fabricante e seu uso pode até não trazer malefícios diretos mas, pelo fato de não tratarem corretamente os cabelos, acabam por prejudicá-los pela falta de substâncias tratantes, fazendo com que os cabelos acabem ressecados, porosos e quebradiços por falta de cuidado e ausência de ativos essenciais para manter a saúde do fio.

Assim, cuidados básicos de armazenamento garantem a qualidade dos produtos, a saúde dos fios e do couro cabeludo e evitam aborrecimentos nos seus momentos de cuidados pessoais.

*Consultora de produtos capilares e advogada – E-mail: helainy.beleza@gmail.com

.
EDITORIAS