Ecobag vem com tudo

Fotos: Reproduções

Por Franciane Miranda

A preocupação com o meio ambiente tem estimulado muitas pessoas a refletirem sobre os impactos que causamos no dia a dia ao planeta. Muitas empresas buscam algumas soluções para o problema com alternativas que, quando praticadas em conjunto, se consegue alcançar grandes resultados. As ecobags são exemplos dessa forma criativa e útil de ajudarmos a preservar os recursos naturais.

A moda ecológica vem com tudo e já faz parte dos visuais de street style. Esta tendência invadiu as ruas e promete ficar nas quatro estações do ano. Quem nunca usou uma bolsa reutilizável ou viu alguém usando? É comum presenciarmos nas ruas estas lindas sacolinhas ajudando alguém. A ecobag é a queridinha do momento: além de chamarem a atenção para causa ambiental, possuem valor acessível e você pode comprar em muitos sites e feirinhas.

Para você que ainda não conhece, elas são sacolas retornáveis e produzidas para substituir as famosas bolsas plásticas que poluem tanto os oceanos. Atualmente, muitos supermercados, farmácias, feiras e tantos outros locais não oferecem mais esses itens para os seus clientes: você precisa comprar ou levar a sua de casa. Uma junção perfeita de praticidade, economia, conscientização e, claro, estilo!

Em uma versão mais atual e cool, a famosa ecobag em inglês significa ‘sacola ecológica’, bastante usada por senhoras nas ruas. Conhecidas como ‘sacola de pano’, ‘tecido’ ou ‘tela’, hoje, não existe mais idade. Ao contrário das produzidas em plástico que poluem em dobro, pois geralmente são colocadas duas para suportar o peso, a sacola retornável é super prática e aguenta muitos itens.

Na atualidade, as sacolas em tecido complementam o look. A tendência de usar bolsas pequenas que não cabe quase nada favorece a necessidade destas bags para ajudar a guardar o que precisamos usar ao longo do dia. Várias empresas investem cada vez mais nestas sacolas como brinde e uma forma de divulgar sua marca, além de conscientizar os consumidores.

A jornalista Joyce Nogueira conta que faz uns sete anos que usa diariamente para ir a supermercados, sacolões, farmácias e até ao banco. Ela explica que prefere usá-las, pois além da facilidade de não ter que carregar várias sacolas, elas contribuem para preservar a natureza e, por isso, acredita que a procura por estas bolsas tem aumentado bastante. “Afinal esse é o nosso planeta e temos que cuidar dele para manter o equilíbrio”, ressalta.

Antenada nas tendências, Joyce super recomenda as pessoas a usarem, pois são bem estilosas. “Às vezes a ecobag dá até uma cor ao look”, passa a dica. “Eu utilizo muitas roupas em tons neutros e tenho uma rosa pink que super se destaca quando uso principalmente em looks monocromáticos como o branco”, complementa.

A diarista Luciana Miranda conta que possui várias bolsas em casa. Ela revela que não sai sem uma, pois é muito útil e resistente. “Melhor que sacola de plástico, papel e até mesmo bolsas normais que usamos no dia a dia”. Luciana explica que quando a sua está suja ela coloca na máquina para lavar e, após passar a ferro, ficam novinhas e lindas. As sacolas ecológicas são sempre bem vindas, um ótimo presente, e por isso, quando ganhou algumas unidades repassou para as amigas, afirma.

As bolsas em tecido deixaram de ser caretinhas e simples e ganharam um ar mais fashion com modelos e tamanhos para todos os gostos e estilos: com estampas atemporais, temas contemporâneos, frases, fotos de famosos de séries, políticos, bandas, filmes e muitas outras. “As pessoas podem colocar um pouco da personalidade em suas escolhas. Quem gosta de cachorro ou gato pode comprar de animais, quem gosta de flores pode fazer essa escolha, quem quer de uma cor colorida ou neutra também encontra”, explica Joyce.

Ser ecologicamente correto está em alta, sendo um dever de todos nós cuidarmos da nossa casa: o planeta. A natureza agradece!

.
EDITORIAS