Hoje não vai ter jogo!

Por Sandro Barros

A pandemia de coronavírus afetou diretamente praticamente todos os principais eventos esportivos do planeta, inclusive os de futebol. O Diário do Rio traz uma relação, com informações levantadas até 20 de março, de quais medidas foram tomadas para diversas competições do esporte de maior audiência do planeta. Confira!

Mundial de Clubes de 2021
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) confirmou, em 17 de março, o adiamento do novo Mundial de Clubes, que seria disputado com 24 equipes no ano que vem, na China. O novo formato precisará de nova data, após a entidade anunciar que a Eurocopa e a Copa América não serão mais disputadas neste ano, abarrotando ainda mais o calendário de 2021. O Mundial deste ano, ainda no formato antigo, não sofreu alterações pela Fifa.

Eurocopa e Copa América
A Uefa, federação europeia de futebol, decidiu adiar por um ano a disputa do seu principal campeonato de seleções: a Eurocopa. A disputa, que seria realizada em vários países do continente entre 12 de junho e 12 de julho, agora será disputada entre 11 de junho a 11 de julho de 2021. Pouco depois, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou a mesma medida para a competição com sedes na Argentina e na Colômbia para 2021.

Campeonatos estaduais
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu interromper as competições nacionais por tempo indeterminado, mas não quis tomar nenhuma decisão sobre os campeonatos estaduais. As federações de cada Estado convocaram reuniões com os clubes e algumas decidiram pela paralisação imediata. O primeiro estadual que parou foi o de Minas Gerais. A Federação Mineira de Futebol suspendeu a primeira e a segunda divisão no dia 15 de março. Um dia depois, uma reunião com os 16 clubes do Campeonato Paulista definiu que a competição também será paralisada. Os representantes dos times e da federação do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro também acertaram o adiamento de suas competições até 30 de abril.

Grandes ligas da Europa e da América do Sul
A Liga Espanhola adiou as próximas duas rodadas depois que o Real Madrid entrou em quarentena. A Itália, país mais atingido pelo Covid-19 do continente, suspendeu todas as competições nacionais, incluindo a Série A, até o dia 4 de abril. A França anunciou portões fechados até o dia 15 de abril nas duas principais divisões. Portugal também anunciou a suspensão do público nos estádios por tempo indeterminado, assim como cinco países sul-americanos: Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai. Um dos últimos países a anunciar medidas foi a Inglaterra, que somente em 13 de março, suspendeu seus jogos. O campeonato alemão foi paralisado.

Liga dos Campeões
A Uefa anunciou no dia 13 de março, a suspensão dos jogos que restam das oitavas de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa, que estavam previstos para a semana seguinte. Com isso, as partidas entre Bayern de Munique x Chelsea, Barcelona x Napoli, Manchester City x Real Madrid e Juventus x Lyon ficam suspensas por tempo indeterminado. Os times já classificados para as quartas de final da Champions League são Paris Saint-Germain, RB Leipzig, Atlético de Madri e Atalanta.

Copa Libertadores da América
Com a pandemia se alastrando pelo continente americano, a Conmebol decidiu suspender por tempo indeterminado a disputa da Libertadores a partir da próxima semana.

Eliminatórias da Copa 2022
A Fifa deu sinal positivo à Conmebol para que as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo do Qatar comecem apenas em setembro. A primeira rodada da competição estava marcada para o fim de março − o Brasil receberia a Bolívia no Recife, dia 27, e depois visitaria o Peru, no dia 31. As partidas foram adiadas, sem data, e inicialmente ficou combinado que se tentaria jogar no início de junho.

EDITORIAS