Tipos de shampoo: você conhece quais são?

Foto: Pixabay

O shampoo não é apenas responsável pela limpeza dos fios e do couro cabelo. Ele é extremamente importante na preparação do cabelo para receber o tratamento feito pela máscara, além de já conter ativos de tratamento, passando a ser o primeiro passo para cuidados dos fios.

Basicamente existem quatro tipos de shampoos, que são divididos de acordo com a sua textura e benefício: os transparentes, os leitosos, os perolados e os anti-resíduos.

O shampoo transparente é translúcido e tem a função de limpar os fios com mais eficiência, sendo uma ótima escolha para cabelos oleosos ou para quem tem apenas o couro cabeludo oleoso. Como ele tem um poder de limpeza maior, talvez em alguns casos ele também desbote um pouco a cor dos fios para quem usa tonalizantes.

O shampoo leitoso ou cremoso, apesar de se parecer um pouco com o perolado, é totalmente opaco e sem qualquer brilho em sua textura. Ele é uma excelente escolha para os cabelos muito ressecados e danificados por químicas ácidas ou alcalinas ou por excesso de uso de ferramentas térmicas devido ao seu poder de hidratação. É contraindicado para cabelos oleosos.

O mais comum, o shampoo perolado, é indicado para todos os tipos de cabelo e pode ser usado diariamente. É um meio termo entre transparente e leitoso. Esse tipo de shampoo consegue oferecer uma boa limpeza e hidratar levemente os fios!

O shampoo anti-resíduos é mais ‘limpante’ e tem a função de remover com mais eficiência os resíduos que permanecem nos fios e no couro cabeludo, sendo um produto mais alcalino do que os outros shampoos, fazendo com que haja uma dilatação maior das cutículas da fibra capilar. É em razão desta dilatação que é possível haver uma limpeza profunda do cabelo, eliminando resíduos de produtos no cabelo, oleosidade e poluição, deixando os fios totalmente limpos. É importante usar esse tipo de shampoo antes do tratamento de reconstrução, pois os ativos terão maior penetração na fibra após uma limpeza eficaz.

O mercado oferece uma infinidade de shampoos de boa qualidade, de preços variados e de propostas diversas. O uso de shampoos em forma de ‘rodízio’ é uma boa opção para que os cabelos obtenham o máximo de benefícios que cada tipo pode oferecer.

.
EDITORIAS