Como manusear sua máscara capilar

Foto: Pixabay

Quando o assunto é cuidados com o cabelo, uma dúvida permanece: podemos colocar a mão diretamente dentro do pote de creme no momento de retirar o produto?

Muitos argumentam que não se deve nunca colocar a mão no pote da máscara, creme de pentear e demais produtos, pois as bactérias do corpo alteram a fórmula do produto, comprometendo o resultado. Será que é isso é verdade?

Ao contrário do que se possa imaginar, atualmente, devido às inovações e tecnologia da indústria cosmética, essa não é uma preocupação necessária. A maioria dos produtos leva em suas fórmulas conservantes dos mais diversos tipos, que ajudam o produto a não “estragar”, ou seja, não perder sua textura, odor e a potência de seus ativos, fazendo com que o produto também não perca sua eficácia e seu poder de ação.

Além disso, há uma preocupação da moderna indústria cosmética no sentido de que seus produtos sejam desenvolvidos para que o cliente tenha uma experiência positiva, um sensorial agradável e um resultado esperado, sem precisar se preocupar com a forma que manuseia o pote de creme.

Alguns sites e blogs sobre o assunto informam que devemos “lavar bem as mãos antes de manusear os produtos de cabelo”, porém não há razão para se preocupar tanto com isso. A higiene sempre será vantajosa, mas os ingredientes dos produtos já são pensados para garantir que você possa usá-los com segurança, pois, como foi dito anteriormente, a indústria cosmética dispõe de eficientes conservantes, que fornecem aos produtos a garantia de eficácia durante todo período de validade dos mesmos.

O mercado dispõe de vários modelos e formas de embalagens, sendo algumas preferidas dos consumidores, pela praticidade na manipulação do conteúdo, sem que haja necessidade de colocar a mão diretamente dentro da embalagem.

Um exemplo disto são as bisnagas e os tubos com pumps, onde o produto é retirado deslizando por uma abertura que evita o contato das mãos dentro da embalagem. Alguns ainda se incomodam em colocar as mãos “dentro do pote”, por isso as bisnagas e embalagens com pumps são boas opções para evitar o contato direto com o produto ainda não utilizado.

Apesar da tecnologia de conservação aplicada aos produtos, é importante ressaltar que é bom que não se coloque a mão “molhada” dentro do pote de creme, já que a água pode alterar a fórmula. Mas, caso se sinta mais confortável em manusear o produto com uma espátula ou colher, lembre de nunca usar de metal, pois oxida o produto, devendo utilizar uma com material plástico.

pt Português
X
EDITORIAS