Água dura e seus efeitos nos cabelos

Foto: Pixabay

Se você já sentiu que, não importa o quanto hidrate o cabelo, ele não reage, ou a hidratação não dura até a próxima lavagem, a água dura pode ser a culpada.

Algo acontece quando você sai de férias, principalmente se sua viagem for para regiões diferentes do planeta: seu cabelo muda! Já percebeu? Mas como isso acontece, se você continua usando os mesmos produtos? Há algo na água.

O excesso de calcário na água, assim como acontece na maioria dos países europeus, pode causar estragos na pele e no cabelo.

Do eczema exacerbado aos cabelos opacos e ‘sem vida’, a água dura pode ser a culpada por uma infinidade de problemas de beleza.

Mas o que é água dura?

É a qualidade mineral que afeta a dureza. A presença de calcário e giz deixa depósitos de cálcio e magnésio. Por outro lado, a água macia é praticamente livre de minerais ─ como a chuva que cai, por exemplo.

Alguns são os sinais reveladores da água dura: o sabão não ensaboa o suficiente; suas roupas parecem ásperas ao toque; um aumento de resíduos nas torneiras; e uma espécie de ‘filme’ nas portas do chuveiro ou banheiras.

Como a água dura afeta seu cabelo?

Se você está lutando contra um couro cabeludo escamoso e irritado e cabelos sem brilho e sem vida, o seu banho diário pode ser o culpado. Seu couro cabeludo é apenas pele ─ ele precisa de tanta hidratação quanto o resto do corpo. As pessoas geralmente condicionam os comprimentos de seus cabelos, mas o couro cabeludo não recebe o mesmo alimento, o que faz a secura realmente algo comum. Além disso, a porosidade do cabelo e a barreira física que ele cria no couro cabeludo significam que a água dura fica ‘presa’ um pouco, deixando minerais lá.

A água dura pode irritar até o couro cabeludo mais oleoso. Mesmo que você acha que tem cabelos muito finos que precisam ser lavados diariamente para evitar a aparência oleosa, a água dura pode secar o couro cabeludo até o ponto em que fica desidratado e ainda mais oleoso. Da mesma forma, se o seu couro cabeludo já estiver ligeiramente seco, a água dura poderá ressecá-lo ainda mais e causar descamação. Água dura também corrói a elasticidade do cabelo e deixa o cabelo muito áspero, pois levanta a cutícula.

A melhor opção para reverter o dano, é usar uma máscara própria para o couro cabeludo semanalmente. Para ajudar a remover quaisquer vestígios minerais, usar um xampu suave e depois termine com um tônico de couro cabeludo para hidratar e acalmar.

Se você deseja suavizar a água permanentemente e proteger toda a sua casa, recomendo que um profissional encaixe em um sistema de filtragem onde a água entra em sua residência, o que talvez seja muito oneroso. Por outro lado, existem algumas opções de solução rápida, como a instalação de filtros de água de carvão ativado diretamente sob uma torneira ou dentro do chuveiro.

.
EDITORIAS