CBF e clubes acertam início da Série A do Brasileirão para 9 de agosto

Foto: Reprodução

Por Sandro Barros

Enquanto os campeonatos na Europa estão de volta, o futebol brasileiro segue vivendo um momento de grande indefinição. Após longos períodos de discussão e muita controvérsia, a única competição que está de volta é o Carioca. Mas enquanto os estaduais seguem parados, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) trabalha para definir o retorno do Brasileirão.

E o início do mais importante campeonato nacional deu um passo importante em 25 de junho. Após reunião convocada por videoconferência pela CBF, junto com a Comissão Nacional de Clubes e com a participação dos 40 clubes das Séries A e B, se chegou a um consenso quanto às possíveis datas do início do Brasileirão. Entretanto, a CBF ainda não se manifestou sobre as Séries C e D.

Ficou acertado que a Série A poderá retornar no dia 9 de agosto, enquanto a Série B no dia 8. As datas básicas e o cronograma de retorno foram propostos pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, e apoiados pelos clubes. No entanto, o retorno do futebol ainda depende da autorização das autoridades de saúde.

Portões fechados

Com a manutenção das 38 rodadas nas duas competições, a previsão da conclusão dos campeonatos é para fevereiro de 2021. Os clubes também decidiram que a Copa do Brasil retornará a partir do fim da segunda semana de agosto.

Também ficou decidido que as partidas serão realizadas em estádios com portões fechados, sem a presença de torcedores. Além disso, dezenove dos vinte clubes da Série A também se dispuseram a jogar fora das suas cidades, em última instância, caso até a data prevista para o início do Brasileiro seus municípios não estejam liberados pelas autoridades de saúde para realização de jogos. O único que se contrapôs a proposta foi o Athletico Paranaense.

O início das competições nacionais deve acontecer antes do final dos estaduais, que ainda seguem indefinidos em sua maioria. Mas a recente decisão da CBF deve agilizar a marcação do retorno de alguns campeonatos locais.

pt Português
X
EDITORIAS