Porosidade Capilar

Foto: Reprodução

Essencialmente, a porosidade do cabelo é a capacidade do seu cabelo de absorver e reter a umidade e os tratamentos que fazemos. Por isso, a porosidade do cabelo afeta o quanto os óleos, as máscaras e a umidade penetram e saem da camada mais externa do seu cabelo, conhecida como cutícula. A porosidade do cabelo é normalmente dividida em três grandes categorias: baixa porosidade, onde as cutículas estão muito próximas umas das outras, porosidade média onde as cutículas são menos firmemente ligadas e alta porosidade, com cutículas que são mais espaçadas.

Para entender o conceito de porosidade do cabelo, é importante conhecer um pouco da estrutura do cabelo, que consiste em três camadas. Essas camadas incluem: cutícula, que é a camada externa protetora e resistente do seu cabelo; o córtex, que é a camada mais espessa do seu cabelo, contém proteínas fibrosas e o pigmento que dá cor ao seu cabelo; e a medula que é a parte central e macia da haste capilar.

Para que seu cabelo fique saudável e hidratado, água, óleos e outros produtos hidratantes precisam passar pela cutícula para chegar ao córtex. Mas, se as cutículas estiverem muito próximas, não é fácil a água e os tratamentos penetrarem nos cabelos. Isso pode dificultar o seu cabelo obter a umidade necessária. Além disso, se as cutículas estiverem muito espaçadas, o cabelo terá mais dificuldade em reter a umidade e permanecer hidratado.

Como o cabelo absorve e retém a umidade se deve em grande parte à genética, porém o uso de ferramentas térmicas, a descoloração, o alisamento, a lavagem excessiva e o uso de produtos agressivos podem danificar o cabelo ao longo do tempo. Isso pode fazer com que as cutículas do cabelo fiquem levantadas e abertas, o que pode dificultar a retenção de umidade.

Com cabelos de baixa porosidade, as cutículas são bem compactadas e muito próximas umas das outras. Isso dificulta a penetração de umidade no eixo do cabelo. Você pode ter cabelos com baixa porosidade se os produtos para o cabelo tendem a ter dificuldade de penetrar no cabelo, e ao lavar leva muito tempo para o seu cabelo secar ao ar livre.

Com cabelos de porosidade média, as cutículas não estão muito próximas umas das outras, mas também não são muito abertas. Isso permite que a umidade penetre facilitando a retenção de umidade por um longo período. Você pode ter cabelos de porosidade média se seu cabelo: é fácil de pentear, mantém bem a cor, tende a parecer saudável, brilhante ou não demora muito para o seu cabelo secar ao ar livre.

Cabelos de alta porosidade permitem que a umidade seja absorvida facilmente no eixo do cabelo, mas não tem capacidade de retenção por muito tempo. Isso ocorre porque as cutículas tendem a ter a estar dilatadas. Você pode ter cabelos com alta porosidade se a água e outros produtos hidratantes são rapidamente absorvidos pelo cabelo, porém perdem a hidratação rapidamente e seca rapidamente ao ar livre.

Para cabelos com baixa porosidade, aplique condicionador nos cabelos já molhados, pois a diluição do condicionador pode facilitar a absorção pelo cabelo e evite produtos com óleos, pois estes tendem a ter mais dificuldade em penetrar na cutícula. Para cabelos com alta porosidade, procure ingredientes como manteigas e óleos em xampus e condicionadores e máscaras, e use sempre condicionadores para selar as cutículas.

Helainy Araujo Devos

Consultora de produtos capilares

www.saudecapilar.vip

helainy.beleza@gmail.com

pt Português
X
EDITORIAS