Disfunções Hormonais e a Perda de Cabelo

Foto: Reprodução

As causas hormonais da queda de cabelo merecem atenção especial na mulher. Muitas não percebem, mas a queda de cabelo pode ocorrer após o parto ou após a interrupção de contraceptivos orais. É importante lembrar que a queda de cabelo iniciada após uma alteração do estado hormonal, leva de 3 a 6 meses para que os fios voltem a nascer.

Mulheres na perimenopausa e menopausa com diminuição da produção de estrogênio ovariano, também podem apresentar queda de cabelo difusa, geralmente mais proeminente na parte superior do cabeça com recessão bitemporal.

Uma fina tira de cabelo na linha anterior do couro cabeludo é geralmente poupado. A obtenção de um nível de hormônio folículo estimulante (FSH) pode auxiliar a determinar se a paciente está na menopausa.

No entanto, muitas mulheres vão começar experimentar perda de cabelo significativa, mesmo que o nível de FSH ainda esteja dentro da faixa normal. Neste caso, ainda é vantajoso iniciar a terapia de reposição hormonal estrogênica, desde que haja outros sintomas da menopausa, como menstruação irregular, calor, flashes, suores noturnos, fadiga, depressão, alterações de humor, crises de choro, etc.

A precoce terapia de reposição hormonal pode prevenir mais perdas, mas não demonstrou promover o crescimento de novos fios. Outros tratamentos, com tônicos e medicamentos orais podem ser eficazes.

Por último, é importante descartar quaisquer anomalias hormonais, como irregularidade da menstruação, a presença de problemas de infertilidade, que podem demonstrar insuficiência hormonal ovariana ou a presença de excesso de andrógenos endógenos.

Ingerir esteróides orais com efeitos androgênicos, muito comuns em praticantes de halterofilismo, também causa significativa perda capilar. Assim como, a terapia de reposição hormonal que inclui testosterona, que pode tratar problemas de disfunção sexual na menopausa, mas infelizmente esta suplementação pode causar o início da queda de cabelo em mulheres suscetíveis.

 

Helainy Araujo Devos

Consultora de produtos capilares

www.saudecapilar.vip

helainy.beleza@gmail.com

pt Português
X
EDITORIAS