‘A minha proposta é despertar um contato divertido e saboroso com a matemática’

Foto: Divulgação

Já foi o tempo em que estudar matemática causava somente cara feia nos estudantes. Prova disso é o livro “Matemática se Aprende Brincando – Humor, Desafios e Curiosidades” da professora do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense, Márcia Martins, que participa on-line, no dia 13/09, da terceira edição da Feira Literária de Niterói (FLINIT), que vai acontecer de 10 a 13 de setembro de 2020. Além de escrever livros sobre matemática e lógica, Márcia Martins, já publicou contos e poesias.

Segundo a professora de matemática e escritora, a obra, publicada pela editora Wak, está alinhavada na experiência alcançada ao longo de décadas em sala de aula. “No livro, apresento o lado divertido da matemática para o público infantojuvenil, mas promete divertir também os adultos, inclusive quem não gosta da matéria”, aposta. O conteúdo da obra está pautado, de acordo com a autora, na motivação. “O que quer que sejamos levados pela vida a fazer, flui com muito mais eficácia quando estamos motivados”, afirma.

Márcia Martins destaca que a matemática está sempre presente no cotidiano e em diversas profissões. Os enfermeiros, médicos, padeiros, economistas, costureiros, músicos, engenheiros, artistas e um sem número de profissões dependem de matemática para realizarem as atividades. “Portanto, a matemática não é uma coisa estranha e estapafúrdia que se coloca em nosso caminho para nos aborrecer nos bancos escolares ou nas universidades”, destaca a professora da UFF.

Foto: Divulgação

Mas você deve estar se perguntando: é possível aprender matemática de forma divertida? Para a autora do livro, não há dúvidas quanto a essa questão. O livro “Matemática se aprende brincando – Humor, Desafios e Curiosidades” está fincado no pilar da experiência que adquiri ao longo de muitos anos de docência. Com foco no lúdico, promovo a leveza e a diversão. A minha proposta é despertar um contato divertido e saboroso com a matemática”, conta a professora e escritora com brilhos nos olhos.

O leitor vai concluir que nem só de fórmulas esquisitas é constituída a matemática. “Além disso, quem se debruçar sobre as páginas do livro, vai ter a oportunidade de constatar que a matemática motiva filmes, peças teatrais, brinquedos e brincadeiras, histórias em quadrinhos, além de permear as nossas ações cotidianas”, frisa Márcia Martins. A obra não é só indicada para estudantes. Para Márcia Martins, o livro é também de grande importância para professores. “Falo isso, porque o conteúdo apresenta material distinto daquele encontrado nos livros didáticos e que podem enriquecer as aulas”, avalia.

A obra, que promete abordar tópicos da matemática por um prisma lúdico, uma forma leve, bem-humorada e divertida de encarar uma disciplina ainda vista com temor, logo no início dá voz a matemáticos importantes, de diversos períodos, e segue apresentando vários aspectos desse mundo tão instigante que é a matemática. “O leitor vai caminhar da poesia ao humor, passando por temas que inspiraram peças teatrais e filmes famosos. É um livro que contribui para a construção de uma visão lúdica e interessante da matemática, podendo atrair o interesse dos estudantes”, afirma Martins.

Serviço:

Livro: “Matemática se Aprende Brincando – Humor, Desafios e Curiosidades”

Autora: Márcia Martins

Evento: Feira Literária de Niterói 2020

Dia: 13 de setembro

Venda: https://wakeditora.com.br/produto/matematica-se-aprende-brincando-humor-desafios-e-curiosidades/

pt Português
X
EDITORIAS