Foto: Pixabay

Como Pentear os Cabelos Corretamente?

Parece algo muito trivial, pois pentear os cabelos é algo que fazemos todos os dias, mas, por ser um ato simples, fazemos de forma quase automática, sem pensar. Você sabia que não pentear os cabelos da forma correta pode comprometer a saúde dos fios?

A escovação não serve somente para desembaraçar os cabelos, mas também para levar a oleosidade natural da raiz para a extensão dos fios até as pontas, ou seja, pentear o cabelo também nutre as pontas dos cabelos!

Um cuidado importante é a forma de pentear os cabelos quando estão molhados, pois é o estado em que os fios ficam mais vulneráveis. Com os cabelos úmidos, o atrito do pente com a umidade dos fios pode provocar muita quebra, já que os fios estão mais elásticos. Para evitar isso, o ideal é pentear os fios com o auxílio de um leave-in ou creme para pentear.

A escolha da escova e do pente também é fundamental para evitar quebras, diminuir e evitar o frizz e ajudar a manter a forma dos cabelos.

Feita para cabelos crespos, a escova tangle desembaraça os fios e aumenta o volume dos crespos, respeitando a textura e forma natural do cabelo sem quebrar.

A escova raquete é de plástico com bolinhas na ponta, com formato oval ou retangular. Ideal para pentear e desembaraçar todos os tipos de cabelo, principalmente os ondulados. Com cerdas largas é um curinga que dá certo em quase todas as texturas de cabelos, diminui a quebra dos fios, abrange mechas grossas e é ideal para quem tem muito cabelo.

O pente fino serve apenas para cabelos super lisos e finos, e é raramente é uma boa escolha para as brasileiras, já que a estrutura natural de nossos cabelos não favorece o uso deste tipo de pente.

O pente de madeira promove reais benefícios para as madeixas, tanto lisas quando cacheadas, e possui inúmeros benefícios! Absorve a oleosidade natural dos fios e as devolve para a extensão dos cabelos quando escovados, desembaraça sem quebrar os fios, diminui o frizz, proporciona mais brilho aos fios e evita as pontas duplas.

Para pentear bem cabelos lisos e ondulados, devemos seguir estas regrinhas: Se o cabelo é médio ou longo, divida-o em duas partes; Comece desembaraçando as pontas e penteie os fios de cima para baixo, estimulando a circulação sanguínea do couro cabeludo;

Os cabelos crespos e cacheados devem ser penteados da seguinte forma: O ideal é que o desembaraço seja feito com os cabelos ainda úmidos, sempre com delicadeza e de baixo para cima, com leave-in em mãos; No dia seguinte à lavagem, o ideal é somente desembaraçar os cabelos com os dedos e umidificador de cachos.

Existem diversas opções de escovas, das mais em conta às mais caras e é um investimento necessário para manter qualquer cabelo saudável.

 

Helainy Araujo Devos

Consultora de produtos capilares

www.saudecapilar.vip

helainy.beleza@gmail.com

pt Português
X
EDITORIAS