TETO BRASIL PROMOVE EVENTO PARA PRESSIONAR CANDIDATURAS POR CIDADES JUSTAS PÓS PANDEMIA

Em sua 5a edição, o Cidade em Foco reúne jovens voluntários, lideranças comunitárias e especialistas em direito à cidade para formular carta-proposta para candidatos a prefeituras

Foto: Teto Brasil/Divulgação

Muito se fala sobre como a pandemia escancarou as desigualdades presentes na nossa sociedade, mas ainda pouco se propõe sobre o que fazer para transformar essa realidade escancarada. Por isso, em outubro, mês urbano e véspera de eleições municipais, a TETO Brasil promove o Cidade em Foco. O evento tem como compromisso, além de promover debates e reflexões sobre Direito à Cidade, construir uma carta-proposta convocando candidatos e candidatas a priorizarem o básico em seus mandatos: direito à moradia, acesso à água, saneamento, segurança alimentar e participação popular.

A carta terá como base a precarização do Direito à Cidade, que foi agravada e evidenciada pela pandemia da COVID-19, e será escrita a muitas mãos, a partir da fala e perspectiva das comunidades, com o apoio do voluntariado da TETO Brasil. Após o encontro, para que ela chegue até as candidaturas, a organização se compromete a enviá-la via plataformas digitais e conta com o apoio de outras organizações sociais para isso.

Essa iniciativa é também uma forma da TETO potencializar um movimento maior que tem acontecido durante o período eleitoral, no qual diferentes organizações vêm se mobilizando na formulação de cartas e recomendações que apoiem governantes e futuros governantes na construção de cidades verdadeiramente justas e democráticas. Entre essas iniciativas, fazem parte, por exemplo, Agenda Marielle FrancoEleições pelas Cidades JustasConselho Nacional da Saúde, e Programa Cidades Sustentáveis.

O Cidade Em Foco 2020 acontecerá no sábado, 31 de outubro. Será um evento virtual com tema principal “As Cidades que queremos no pós-pandemia”, e contará com voluntários e referências comunitárias de todos os estados em que a TETO Brasil atua (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco).

Além disso, guiarão as reflexões do evento:

  • Tauá Pires – Oxfam
  • Bethânia Boaventura – University College London (UCL)
  • Rodrigo Faria Iacovini – Escola da Cidadania, Instituto Pólis
  • Rafael Poço – Despolarize

Os quatro objetivos estratégicos do Cidade em Foco são:

  1. Produção de uma carta-proposta a ser entregue para candidatos/candidatas às  eleições municipais de 2020.
  2. Formar e abrir espaços de reflexão com os moradores e moradoras das favelas, acerca da problemática do Direito à Cidade.
  3. Fortalecer a imagem institucional da TETO Brasil como uma organização que incide politicamente, lado a lado com a comunidade.

Para inscrever-se no Cidade Em Foco 2020, evento gratuito, acesse: http://bit.ly/cidadeemfoco

As cartas propostas estarão disponíveis para a pressão do público através da plataforma de pressão do NOSSAS/Bonde a partir do dia 31/10. 

Sobre a TETO Brasil:

Por meio de uma metodologia de trabalho própria, a TETO apoia o fortalecimento de capacidades comunitárias, engajando moradores que vivem em comunidades precárias e jovens voluntários a trabalharem em conjunto na geração de soluções concretas que proporcionem melhorias nas condições de moradia e habitat destes territórios.

A pandemia do novo coronavírus intensificou a desigualdade. O medo de contrair, transmitir e morrer pelo vírus também trouxe famílias cada vez mais isoladas de direitos básicos como água, saneamento e até mesmo alimentação. Por isso, revisamos nosso jeito de trabalhar. Atualizamos nossos projetos. E, lado a lado das comunidades, nos comprometemos a construir muito mais do que moradias de emergência. Vamos construir projetos de infraestrutura e prevenção sanitária que atendam às necessidades levantadas.

Para saber mais sobre o trabalho da TETO Brasil na mitigação dos efeitos da COVID-19 visite www.tetobrasil-covid19.org.br

pt Português
X
EDITORIAS