Categorias
Brasil Destaque

TSE informa o prazo para os Eleitores que quiserem usar o e-Título no segundo turno

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que os eleitores que quiserem usar o e-Título no segundo turno têm até às 23h59 de sábado (28) para baixar o aplicativo. O uso do e-Título é opcional, a votação também poderá ser feita apresentando documentos de papel.

O e-Título pode ser usado como identificação do eleitor (se o cidadão tiver feito a biometria) e fornece informações como local de votação. Por meio da ferramenta, a pessoa que estiver fora do domicílio eleitoral também poderá justificar a ausência. De acordo com o TSE, só quem já tiver com aplicativo baixado até sábado poderá utilizar as funcionalidades no domingo. Na segunda-feira, o uso do e-Título voltará ao normal.

No primeiro turno, no último dia 15, eleitores de todo o país relataram dificuldades para fazer a justificativa por meio do aplicativo. Na ocasião, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, disse que o problema foi causado por downloads ‘de última hora’. Segundo o TSE, cerca de 16 milhões de eleitores estão cadastrados no e-Título.

 

Categorias
Destaque Esportes

Morre Diego Maradona aos 60 anos de idade

O maior ídolo da história do futebol argentino, Maradona, morreu nesta quarta-feira (25), aos 60 anos de idade. De acordo com o jornal argentino “Clarín”, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa em Tigre.

Maradona, tinha sofrido uma cirurgia no cérebro no começo do mês e recebeu alta oito dias depois. Ele passou por uma cirurgia para drenar uma pequena hemorragia no cérebro. O médico Leopoldo Luque tinha afirmado que a cirurgia era considerada simples, mas havia preocupação pela condição de saúde do ex-jogador.

O ídolo argentino teve constantes problemas de saúde ao longo de sua vida. Em 2000, sofreu um ataque cardíaco devido a uma overdose no resort uruguaio de Punta del Este. Realizou um longo tratamento, longe das câmeras. Chegando a pesar 100 quilos, teve outra crise cardíaca e respiratória, em 2004, em Buenos Aires, ficando à beira da morte.

Quando se recuperou, fez uma cirurgia bariátrica e perdeu 50 quilos, retornando um ano depois como apresentador de televisão. Em 2007, os excessos no consumo do álcool o levaram a uma nova hospitalização, agora por hepatite. Maradona então foi internado em um hospital psiquiátrico. Saiu novamente.

Nos gramados, Maradona voltou como treinador, função que teve tentativas frustradas no Mandiyú (1994) e Racing (1995). Depois de liderar a seleção argentina, comandou o Al Wasl (2011-2012) dos Emirados Árabes, depois o Al Fujairah (2017-2018) e seguiu para o México, onde treinou os Los Dorados de Sinaloa (2018). Em 2019, assumiu o comando do Gimnasia y Esgrima La Plata.

 

 

 

Categorias
Brasil Destaque

Enem disponibilizará salas especiais para grupo de risco

 

O Enem de 2020 será em um contexto diferente por conta do momento que o mundo vive. Para evitar aglomeração nos locais de prova, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou uma série de medidas preventivas contra a Covid-19. Os estudantes do grupo de risco ficarão em uma sala específica, havendo ampliação dos pontos de aplicação do exame.

A ocupação das salas deve ser de, aproximadamente, 50% da capacidade original de onde os participantes realizarão a prova, de acordo com o Inep. A previsão para este ano é de 205 mil salas em 14 mil pontos de aplicação, um aumento se comparado com a edição anterior. Em 2019, o Enem foi aplicado em 145 mil salas, em cerca de 10 mil locais de prova

As provas do Enem 2020 estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Além do número reduzido de pessoas por ambiente de aplicação, uma sala especial, com o limite de até 12 pessoas, será destinada aos participantes que, segundo o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), são mais vulneráveis à Covid. O Inep informa que esses perfis já foram identificados na base de inscritos e, assim, alocados nas salas especiais.

Algumas medidas de segurança foram implementadas para o Enem 2020, como a disponibilização de álcool em gel aos participantes e a obrigatoriedade do uso de máscara durante a prova. Todos poderão levar mais de uma máscara para troca ao longo do dia, elas serão verificadas pelos fiscais para evitar possíveis infrações, respeitando a distância recomendada.

Os Profissionais que vão trabalhar nos dias de prova, entre aplicadores, fiscais e demais colaboradores, também estão sendo capacitados por meio de cursos à distância, para se adequarem às medidas de segurança sanitária.