Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Como cuidar dos cabelos na menopausa?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

A menopausa traz muitas mudanças na vida mulher. Vamos entender como cuidar das madeixas, bem como do seu couro cabeludo. Ambos sofrem muito nesse período.

O seu couro cabeludo está ligado à sua produção de hormônios. Portanto, ele irá sentir a confusão hormonal que está acontecendo em você. Por conta da produção de hormônios estar sendo afetada, os fios capilares param de receber os nutrientes na medida certa. E,  por mais temível que isto possa parecer, os fios brancos aparecem por conta da produção hormonal. A melanina dá cor à pele e aos pelos, e sim, ela é afetada pela menopausa! Portanto, é normal seu cabelo ficar grisalho.

Como as pessoas não são todas iguais, os produtos indicados para diminuir os sintomas da menopausa no seu cabelo e couro cabeludo devem ser específicos “para você”, pois alguns produtos que são bons para alguém podem não funcionar para você, podendo até piorar a situação do seu cabelo.

O correto é ter calma e buscar informações precisas sobre qual produto seria bom para você.

Buscar vitaminas nesta fase é algo muito importante. A “fabricação” de nutrientes do seu corpo está sendo afetada durante a menopausa, o que significa que você precisa de vitaminas e minerais para que ela se estabilize. As vitaminas indicadas são a A, B, C e E, que podem ser consumidas em cápsulas ou, melhor ainda, em alimentos saudáveis!

A vitamina A, conhecida também como retinol, é essencial para a produção de colágeno, para o crescimento e outros fatores. Ela também traz benefícios `a pele, e claro, para o seu cabelo;

As vitaminas do complexo B: B1, B2, B3 etc. são importantes para regular o gasto de energia do corpo, dar proteínas ao corpo e para a produção de anticorpos;

A vitamina C combate o envelhecimento natural da pele. Isso ocorre por conta do colágeno que ela produz;

Por fim, a vitamina E age como um antioxidante e é de grande ajuda na produção hormonal, justamente o ponto que é afetado na menopausa.

Lembre-se: o seu cabelo está “indefeso” nesse período. Você tem que ajudá-lo defendendo-o de determinados ambientes. O cloro da piscina, o sal marinho e até mesmo a exposição à luz solar atingem seus cabelos de forma mais agressiva durante a menopausa. A radiação ultravioleta, ou mesmo o calor, podem interferir em toda a química do seu cabelo.

A verdade é que eventuais danos podem ser amenizados com uso de leave-ins que contenham filtro solar e proteção contra o cloro e água do mar. Tais produtos permitem que você não abra mão de aproveitar o sol, o mar e a piscina, e, ao mesmo tempo, proteja seus fios.

Foto: Pixabay

HELAINY ARAUJO DEVOS

Consultora de produtos capilares

www.saudecapilar.vip

[email protected]

pt Português
X
Open chat