Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

Orientações aos trabalhadores sobre a Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

Todos os dias, além da sua casa, você entra na casa de milhões de outros trabalhadores através do seu trabalho e das coisas que são resultado dele. Você é uma parte muito importante do processo produtivo econômico e da promoção e da manutenção da saúde de toda a sociedade brasileira. Por isso, vale manter atenção redobrada com você e com seus colegas para evitar o contágio por Covid-19 no seu local de trabalho!
Procure conhecer e respeitar todas as orientações e os protocolos específicos de cuidados para a prevenção (redução/eliminação) da transmissão da Covid-19 que são divulgados por sua empresa, pelo Ministério da Saúde e por outros órgãos públicos competentes. Compreenda que esses protocolos de cuidados podem ser modificados a cada etapa desta pandemia e a partir de novos conhecimentos pesquisados.
Certifique-se de que a organização está realizando os protocolos de limpeza e desinfecção freqüentemente de todo seu posto/estação de trabalho: máquinas, ferramentas, equipamentos, objetos utilizados para o trabalho e superfícies próximas, principalmente aquelas que são tocadas durante a atividade de trabalho. Neste momento, é muito importante garantir a efetividade dessas medidas!
Lave as mãos freqüentemente com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos, seguindo a forma correta de higienização Se água e sabão não estiverem disponíveis, a organização deve disponibilizar, com fácil acesso, o uso de um desinfetante para as mãos com pelo menos 70% de álcool. Observe o distanciamento social mais seguro possível Evite aglomerações. Lembre-se de que gotículas expelidas pela boca podem chegar a 2 metros de distância ou mais, dependendo das condições das partículas suspensas ou de correntes de ar existentes.
Assim, mantenha o máximo de distância possível para reduzir o risco de contaminação. O grau de proteção aumenta quanto maior a distância. Procure estratégias para evitar aproximações físicas com outros colegas durante as atividades de trabalho e também nos intervalos de refeição e nas pausas para descanso. Lembre-se de que, quanto maior a distância física, mais seguro você está na prevenção da Covid-19. Evite aproximações menores que a distância de um metro. Mantenha-se vestido com máscara facial.

Procure conhecer e respeitar todas as orientações e os protocolos específicos de cuidados para a prevenção (redução/eliminação) da transmissão da Covid-19

Maria Martins, Assessora sindical e jornalista

pt Português
X
Open chat