Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

BLOCKCHAIN: Protocolo da confiança

Foto: Pixabay
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 

De forma resumida, blockchain é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet. São pedaços de código gerados online que carregam informações conectadas – como blocos de dados que formam uma corrente – daí o nome.

Sua principal característica é o registro distribuído, que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de dados compartilhados, que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado.

Funciona como um livro-razão, só que de forma pública, compartilhada e universal, que cria consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes, ou seja, sem o intermédio de terceiros. Está constantemente crescendo à medida que novos blocos completos são adicionados a ela por um novo conjunto de registros.

Os blocos são adicionados ao sistema de modo linear e cronológico. Cada nó – qualquer computador que conectado a essa rede tem a tarefa de validar e repassar transações – obtém uma cópia após o ingresso na rede. O blockchain possui as informações completas sobre endereços e saldos diretamente do bloco inicial até o bloco mais recentemente concluído.

Esse sistema é visto como a principal inovação tecnológica do bitcoin, visto que é a prova de todas as transações na rede. Seu projeto original tem servido de inspiração para o surgimento de novas criptomoedas e de bancos de dados distribuídos.

Impedir a fraude na Internet é um grande desafio, principalmente para as empresas do setor financeiro. Esta é uma tecnologia que promete bastante novidades para o próximo ano. Até 2021, as instituições estão desenvolvendo o blockchain para impedir a fraude na Internet e o vazamento de informações em uma escala muito alta. O blockchain tem seu próprio lugar nas últimas tendências tecnológicas.

Por: Aisha Raquel 

pt Português
X
Open chat