Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. ©2019 Diário do Rio.

DIRETO AO PONTO: eminente x iminente

Foto: Pixabay
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

                    

Mariana e Joaquim acompanhavam o noticiário da televisão quando a repórter leu o depoimento de um político com alto cargo em nosso país.  O político escreveu:

“O início da vacinação em nosso país tornou-se eminente! A cada dia os casos aumentam e os hospitais não conseguem atender a todos os pacientes”.

Mariana comentou com Joaquim:

– Será que este político foi capaz de dizer isto? A vacinação tornou-se eminente??? Será que ele sabe o que quer dizer eminente? A vacinação é ilustre?

Joaquim tentou explicar:

– Certamente ele não escreveu desta forma.  Deve ter havido um erro de digitação! Seria iminente?

– Sim, retrucou Mariana. Apenas uma letrinha muda totalmente o significado da palavra!

 

DIRETO AO PONTO

Errado: O início da vacinação é eminente.

Certo: O início da vacinação é iminente.

 

EMINENTE – O significado está relacionado a algo ou alguém “importante” ou “superior”. A palavra funciona como um adjetivo.

IMINENTE – Significa algo “imediato”, “próximo”. que está prestes a acontecer.. O termo também funciona como um adjetivo que qualifica as situações com risco imediato de se concretizar.

 

MARYNÊS MEIRELLES

Pedagoga e professora de Língua Portuguesa. Pós graduada  em Educação Infantil  e com MBA em Responsabilidade Social (UFF) e Gestão Ambiental (UGF). Mestra na área de saúde e Meio Ambiente (UNIPLI). È sócia proprietária da Essencial Creche Escola na Barra da Tijuca. Trabalha como produtora cultural do programa Sábado é Show na Rádio Bandeirantes onde tem o quadro “Toque Show”, dando dicas da Língua portuguesa.

pt Português
X
Open chat